OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

21/09/2019 às 13:23

Gari flagra toneladas de lixo fora de contêineres no Tabuleiro

Lucas Alcântara

O descarte irregular na Feirinha do Tabuleiro, no bairro Tabuleiro do Martins, é uma situação crônica. No local, três contêineres estão disponíveis para a disposição de resíduos provenientes do comércio, no entanto, mesmo com ações de educação ambiental e fiscalização para orientação, os vendedores e moradores da região realizam o descarte inadequado. 

A situação foi registrada nesta sexta-feira (20) pelo gari Claudivan Ferro da Silva, que diariamente atua no local e hoje resolveu mostrar, em vídeos, o que se depara todos os dias quando chega ao posto de trabalho. Orgulhoso, o profissional também registra o resultado ao final do expediente.

Tocador de vídeo

00:02

01:01

“Cheguei agora para trabalhar com todo gás, estou no batente. E olha, isso é um absurdo. Os contêineres todos vazios, mas a população não tem jeito. Não como é que passa na cabeça do ser humano para fazer isso aí”, diz o gari ao registrar as toneladas de lixo fora das caixas. Na região, a equipe de limpeza a serviço da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) recolhe cerca de 40 toneladas de resíduos todos os dias, maior parte proveniente da comercialização na feira.

Tocador de vídeo

00:00

01:28

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres lembra que o descarte irregular de resíduos em vias públicas é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o novo Código Municipal de Limpeza Urbana. Segundo o gestor, os valores vão de R$ 120 a R$ 30 mil e variam de acordo com a gravidade do caso. “Estamos reforçando nossas ações de fiscalização, sobretudo nos pontos de lixo crônico, como este da Feirinha do Tabuleiro. A partir da próxima semana estaremos no local com ações diárias para coibir o descarte e orientar a população. Caso haja persistência, os fiscais estão habilitados para a aplicação de multas e apreensão de materiais, se for necessário”, explicou.



Ascom Sudes


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.