OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

22/09/2019 às 13:53

Prefeitura comemora Dia da Árvore com lançamento do Projeto Linha Sem Lixo, no Juca Sampaio

O Dia da Árvore é comorado neste sábado (21). E para celebrar a data, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira (Semarhpi) e de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU), lançou nesta sexta-feira (20) o Programa Linha sem Lixo, que tem a finalidade de manter limpa a área do entorno da linha férrea, no bairro de Juca Sampaio, com a realização de plantio de árvores nativas como o Ipê a Craibeira. Mas um ponto importante do Projeto foi a instalação de câmeras de segurança nesta região. Quem insistir em jogar lixo no local será penalizado, de acordo com a Lei Municipal 1213/2012, que existe há sete anos, mas que passará a ser cumprida a partir de agora.

A prefeitura tem realizado a limpeza e mantido limpo a área limpa, mas alguns moradores ainda insistiam em colocar lixo na linha. Agora, quem for pego será multado. Câmeras e placas de advertências já foram colocadas no local.  O Projeto envolve a Escola Estadual Humberto Mendes, Escolas municipais, a OAB, o Sindlojas, comerciantes locais, o Rotary Clube, o Rotaract Clube e conta, ainda com o apoio da Iniciativa Privada, da comunidade e do Governo do Povo de Palmeira dos Índios.

De acordo com o diretor da Escola Estadual Humberto Mendes André Galdino, o lançamento do Projeto é o pontapé inicial para uma série de medidas que podem ser adotadas em favor do meio ambiente. “Este projeto não tem um dono, ele é de todos nós, mas foi idealizado pela professora Évila Canuto, que lutou muito para que tudo isso acontecesse”, disse o diretor, respaldado pela professora. “Me sinto agraciada porque hoje a nossa dignidade está sendo resgatada, por causa dessa lei. Há muitos anos eu pedia a limpeza dessa rua, por onde passa tanta gente, como eu e os alunos, que também pediam muito para que a área fosse limpa. Demorou, mas aconteceu. Agradeço ao prefeito Júlio Cezar e todos que fazem o Governo do Povo, além de todas as pessoas envolvidas neste Projeto”, completou Évila Canuto.

A secretária da Semarhpi Anna Luísa França destacou o esforço das equipes da Semarhpi e SPCU na colaboração para que o Programa fosse implantado. “Nos juntamos com os alunos do Estadual, Rotary, OAB, Sindlojas, a prefeitura, e as parcerias foram surgindo. A nossa próxima luta é pelos ecopontos para dar um destino a esse lixo. Agradeço à minha equipe por todo o esforço e à SPCU. Temos nossas obrigações, como município, e todos os dias o secretário Gilmar manda limpar essa área. Temos muitos outros locais, em vários pontos da cidade, em situação semelhante ou até pior à essa”, ressaltou a secretária.

E continuou. “Esse evento nem precisaria ser realizado porque aqui temos coleta seletiva, o carro coletor passa, mas as pessoas não abrem a porta para os catadores que vivem da coleta seletiva. A atitude do prefeito de colocar as câmeras foi louvável e vai identificar quem vai colocar lixo no local. Não é fácil educar as pessoas, pois elas acabam colocando lixo em outro local. Estamos na etapa final para a implantação do ecoponto e é muito bom ter as escolas e outras entidades juntos nesta parceria. Agradeço a todos que fizeram parte deste projeto”, finalizou a secretária Anna Luísa.



Fonte: Ascom Palmeira dos Índios


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.