OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

21/11/2020 às 14:01

Dia da Consciência Negra é celebrado com música, dança e poesia no Bosque das Arapiracas

O Bosque das Arapiracas estava mais colorido e especialmente bonito da tarde desta sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O evento “Um Olhar Afrobrasileiro Sobre Arapiraca” apresentou a riqueza e diversidade da cultura afro-brasileira presente na cidade de Arapiraca, através de atrações musicais, de dança, teatro, circo, poesia e cordel, com a participação de alunos na rede municipal, de grupos étnicos de comunidades quilombolas e de artistas locais.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, com o intuito de valorizar a diversidade da cultura afro-brasileira e ressaltar a importância do Dia da Consciência Negra na luta contra o racismo. Nas apresentações culturais realizadas por escolas municipais, os alunos deram um show de talento na música e na dança, declamaram poemas ricos de significado e mostraram sua beleza natural e linda.

Samuel Alves

Márcia Lúcio, secretária municipal de Educação de Arapiraca, destacou a diversidade da cultura afro-brasileira na cidade. “Nós trouxemos o projeto ‘Um Olhar Afrobrasileiro Sobre Arapiraca’ para o Bosque das Arapiracas com o intuito de mostrar para a comunidade a diversidade da cultura afro-brasileira na cidade. Tivemos apresentações culturais das escolas municipais e das comunidades, e estamos felizes com nossos alunos demonstrando puro talento”, salientou a professora.

Samuel Alves

A também professora Laurinete Basílio, gerente da Educação Quilombola da Secretaria de Educação de Arapiraca, ressaltou que o evento “Um Olhar Afrobrasileiro Sobre Arapiraca” é uma continuidade do Projeto “Conhecendo Nossa História da África ao Brasil”, que foi trabalhado no ano passado nas escolas municipais. “A data de hoje não poderia passar sem um evento como este. Arapiraca é uma cidade rica em diversidade cultural e a Secretaria de Educação está celebrando este Dia da Consciência Negra com este evento de valorização da cultura afro-brasileira. Esta ação deve acontecer todos os anos, pois vai contemplar uma educação antirracista”, frisou a professora.

Samuel Alves

Durante o evento, os alunos das escolas municipais vencedores dos concursos de Fotografia, Cordel e Cinematografia foram premiados, cada um ganhou uma bicicleta. Além de assistir as apresentações culturais e exposições, o público que prestigiou o evento pode participar das oficinas de turbante, trança e pintura facial.


Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.