Povos indígenas são recebidos na Justiça Federal em 8ª edição do Projeto Vozes

Nesta quinta-feira, 18, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) será palco de um encontro inédito de diálogo direto entre povos indígenas e o Sistema de Justiça. A oitava edição do “Projeto Vozes: Narrativas Sociais e Diálogos com o Sistema de Justiça” vai reunir, a partir das 13h30, no auditório da instituição, no bairro da Serraria, representantes dos povos Wassu-Cocal, Xucuru-Kariri, Tingui-Botó e Katokinn. Os indígenas terão a oportunidade de relatar pessoalmente, as lutas, resistências e urgências enfrentadas diariamente pela efetivação de direitos.
Coordenado pelos juízes federais Antônio José e Ângelo Miranda, o objetivo do projeto é dar visibilidade a vivências que costumam ficar à margem da sociedade, mas que são realidades de importância cultural, social e econômica. “Queremos que este espaço seja uma oportunidade de escuta verdadeira, que fortaleça a presença da Justiça Federal e colabore para políticas públicas mais justas e inclusivas, especialmente para os povos indígenas”, destaca o magistrado. O encontro pretende quebrar estereótipos e mostrar como os povos originários resistem, mesmo diante de violações históricas.
O evento também contará com a presença do procurador da República Eliabe Soares da Silva, além de lideranças indígenas e representantes do governo e de universidades. O Vozes será aberto a magistrados, servidores, estudantes, operadores do Sistema de Justiça e à sociedade em geral e é uma oportunidade única de aproximação entre a Justiça e quem mais precisa ser ouvido.
Já passaram pelo projeto marisqueiras, famílias atípicas, pessoas com Síndrome de Down, migrantes, vítimas do racismo e pessoas em situação de rua. Agora, os povos indígenas irão ocupar o centro da discussão, trazendo questões que mobilizam não apenas comunidades, mas toda a sociedade brasileira.
SERVIÇO
Local: Auditório da Justiça Federal em Alagoas
Data: Quinta-feira, 18 de setembro
Horário: 13h30
Público: magistrados, servidores, estudantes, operadores do Direito e comunidade em geral
Ascom JFAL