Como trabalhar uma “agenda verde” com as crianças nas escolas?
A proximidade da COP30, que será realizada pela primeira vez no Brasil, em novembro, representa uma oportunidade valiosa para promover reflexões e ações pedagógicas voltadas à formação de novas gerações comprometidas com o cuidado do planeta. As escolas têm papel essencial nesse processo, mostrando às crianças, desde a Educação Infantil, que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 40% das metas globais de desenvolvimento sustentável dependem de mudanças de comportamento, algo que deve ser incorporado ao aprendizado cotidiano. No Brasil, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o desmatamento na Amazônia foi responsável por mais da metade das emissões de gases nocivos em 2023: um alerta que reforça a importância da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes, empáticos e comprometidos com o futuro do planeta.
No Colégio Visconde de Porto Seguro, a sustentabilidade é um dos principais pilares da proposta pedagógica. De acordo com Lilian Murad Brunner, diretora institucional da Educação Infantil, “as crianças aprendem desde cedo que o cuidado com a natureza é também cuidado com a vida, com as pessoas e com o futuro”.
No Portinho, como é conhecida a Educação Infantil da instituição, espaços como a horta, o bosque e a “fazendinha” promovem experiências práticas e sensoriais que aproximam os pequenos da origem dos alimentos, do ciclo da vida e do cuidado com o planeta. Segundo Lilian, “quando damos às crianças a chance de experimentar, sentir e cuidar da natureza, estamos formando cidadãos sensíveis, solidários e preparados para enfrentar os desafios ambientais do nosso tempo”.
A educação, nesse contexto, exerce um papel decisivo: as crianças que hoje cuidam destes espaços serão os adultos capazes de liderar as mudanças urgentes de que o planeta necessita.
Já no Ensino Fundamental I, temas ligados à sustentabilidade são trabalhados de forma interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento e o currículo solidário. “Essas experiências fortalecem a consciência socioambiental e contribuem para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes”, destaca Luciana Gomes, diretora institucional do Ensino Fundamental I.
Entre as iniciativas, está o projeto “Guardiões das Árvores”, inspirado em estudos sobre a impercepção botânica, fenômeno que descreve a dificuldade humana em reconhecer a importância das plantas. A proposta convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a adotarem uma árvore do Colégio, acompanhando suas transformações e descobrindo seu papel essencial no equilíbrio do meio ambiente. Dessa forma, o projeto fortalece a relação das crianças com a natureza e promove atitudes de respeito, responsabilidade e pertencimento ambiental.
Segundo Luciana, “Com iniciativas como o projeto ‘Guardiões das Árvores’ e outras práticas que integram o cuidado ambiental ao cotidiano escolar, reafirmamos o nosso compromisso com uma educação voltada para a sustentabilidade e a cidadania global. Ao incentivar o protagonismo infantil em ações concretas de cuidado e preservação, contribuímos para formar gerações mais conscientes, solidárias e preparadas para construir um futuro em harmonia com o planeta”.
Agenda verde nas escolas: uma grande oportunidade para os pequenos cidadãos em ação
A Conferência Internacional do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro, terá atenção especial à Amazônia — o maior bioma do país, que abriga 73% das espécies de mamíferos e 80% das aves brasileiras, além de ser um dos maiores reservatórios de carbono do planeta.
Nesse contexto, trabalhar uma “agenda verde” nas escolas torna-se uma oportunidade significativa para sensibilizar crianças e famílias sobre a importância da natureza e da sustentabilidade, em sintonia com os compromissos globais que serão discutidos durante o evento.
Para apoiar os educadores nesse desafio, Lilian e Luciana, diretoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, destacam algumas atividades que podem ser desenvolvidas de forma lúdica, participativa e responsável, estimulando nas crianças o interesse e o protagonismo em relação ao cuidado com o meio ambiente, de acordo com cada faixa etária.
1. Jogo de descobertas da Amazônia
Promova atividades que ensinem sobre as espécies, os rios e os ecossistemas amazônicos por meio de mapas, cartões ilustrativos ou caças ao tesouro temáticas, despertando curiosidade e encantamento pela biodiversidade brasileira.
2. Horta sustentável em miniatura
Convide as crianças a cultivar pequenas plantas em vasos ou canteiros. Dessa forma, elas aprenderão sobre a importância da água, do solo, da compostagem e do reaproveitamento, relacionando essas práticas com os objetivos de preservação ambiental discutidos na COP30.
3. Arte, elementos da natureza e reciclagem
Reaproveite materiais recicláveis para criar maquetes, cartazes e esculturas que representem elementos da natureza, reforçando o valor da reutilização e da criatividade sustentável.
4. Teatro e histórias
Promova contações de histórias e pequenas encenações sobre o cuidado com a natureza, a Amazônia e o clima. Essas vivências ajudam as crianças a compreender e internalizar valores ecológicos de maneira leve e significativa.
5. Desafios e compromissos verdes
Incentive a turma a fazer um levantamento de pequenas ações com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como economizar água, reduzir o uso de plásticos, separar resíduos ou plantar uma muda. Esses gestos simbólicos estimulam a responsabilidade, a empatia e o engajamento ambiental.
6. MiniCOP na escola
Recrie, de forma lúdica, o espírito da conferência internacional: as crianças são divididas em grupos que representam diferentes países e discutem temas como água, energia limpa, biodiversidade e reciclagem. As ideias são registradas em cartazes e apresentadas em uma assembleia escolar, culminando na criação de um “Manifesto das Crianças para a COP30”, com desenhos e frases. A atividade estimula o protagonismo infantil, a consciência socioambiental e o sentimento de que todos podem contribuir para o futuro do planeta. Ao incentivar práticas sustentáveis e experiências significativas desde a infância, as escolas formam pequenos cidadãos em ação, conscientes de seu papel no cuidado com o planeta. Essa agenda verde é mais do que um conjunto de atividades — é uma forma de educar para o futuro, despertando nas crianças o sentimento de pertencimento, responsabilidade e esperança em relação à preservação da vida e ao equilíbrio do meio ambiente.
7. Conexões com ações locais e globais
Incentive as turmas a participar de campanhas e ações globais de conscientização ambiental, como o Dia da Antártida, Dia Mundial dos Oceanos, Climate Action Day, Hora do Planeta, entre outras possibilidades. Essas ações ampliam a noção de pertencimento a uma comunidade planetária, mostrando às crianças que suas atitudes locais têm impacto global e que elas fazem parte de uma rede de pessoas comprometidas em cuidar do mundo.
Da Educação Infantil ao Ensino Médio: a importância dos ODS
Ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) às práticas pedagógicas, em consonância com as diretrizes da BNCC, o Colégio Visconde de Porto Seguro fortalece sua atuação socioambiental em todas as etapas da aprendizagem, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Essa abordagem transversal e multidisciplinar, que dialoga com os desafios globais em destaque na COP30, amplia a consciência dos estudantes e estimula a construção de soluções sustentáveis no cotidiano escolar. Dessa forma, a escola reafirma seu papel de referência em educação socioemocional e socioambiental, preparando novas gerações para agir com responsabilidade, criatividade e visão crítica, tanto no âmbito local quanto no global.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto no Currículo Internacional Alemão como no Currículo Bilíngue. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha, e, em 2025, tornou-se oficialmente uma International Baccalaureate® (IB) World School para o Diploma Programme (DP) no Campus Panamby.
Fonte: Assessoria