OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

13/01/2021 às 13:58

Professor Abelardo Nobre é nomeado Coordenador da Defesa Civil de Maceió

Professor Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió. Foto: Edvan Ferreira Professor Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió. Foto: Edvan Ferreira

O novo coordenador da Defesa Civil Municipal de Maceió foi nomeado pelo prefeito JHC. Abelardo Nobre foi o escolhido para a posição que ganhou notoriedade após os tremores de terra que agravaram a movimentação do solo que afetou cinco bairros de Maceió. A nomeação foi publicada pelo prefeito JHC no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (13).

Ele é formado em geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pós graduado em engenharia ambiental e urbana pela Universidade de Volta Redonda/RJ, Mestre em Astronomia pela UEFS/BA, associado da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência –SBPC e professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Segundo ele, estar à frente da Defesa Civil é uma grande responsabilidade. “Maceió é uma cidade onde a atuação da Defesa Civil, apesar da sua importância para salvar vidas, era sazonal, muito lembrada no período chuvoso pela sua geografia. Mas com a movimentação do solo em cinco bairros, passou a ser fundamental nas ações de prevenção de sinistros. Temos muito a fazer”, afirma o professor.

Movimentação dos Solos

Desde 2018 os bairros do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro, Mutange e, mais recentemente, parte do Farol, foram atingidos pela movimentação de camadas do solo causado pela extração de sal-gema na região. Inicialmente 38 poços da Braskem exploravam o mineral nesses bairros, mas após os tremores as paredes das minas ficaram instáveis, afetando quase 10 mil imóveis e aproximadamente 45 mil pessoas que moravam na área.

Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.