OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

26/02/2021 às 16:00

Defesa Civil apresenta plano de monitoramento à líderes comunitários

Durante a reunião, os líderes comunitários puderam tirar suas dúvidas. Durante a reunião, os líderes comunitários puderam tirar suas dúvidas.

Os sete líderes comunitários do complexo Chã da Jaqueira / Lagoa Mundaú se reuniram na manhã desta sexta-feira (26), na sede do órgão municipal, para assistir à apresentação do novo plano de monitoramento da área, elaborado pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil de Maceió (Cimadec). 

O plano consiste em estabelecer dados atualizados sobre as áreas de risco do complexo, para que medidas de mitigação possam ser elaboradas e acidentes prevenidos. Entre os objetivos previstos no documento estão o mapeamento das regiões; o acompanhamento das residências localizadas na região e a coleta de dados sobre chuvas e encostas. 

De acordo com Walber Gama, geógrafo responsável pela coordenação do plano de monitoramento, o primeiro complexo a ser abarcado foi o Chã da Jaqueira / Lagoa Mundaú em decorrência das chuvas de 2017, que afetaram a região. “Esse complexo engloba desde o bairro Mutange até a rua Santa Helena, localizada no Clima Bom, e foi escolhido para ser a área piloto e por ter sido bastante atingido pelas chuvas de 2017. Os resultados obtidos pelos processos não serão rápidos, mas vamos trabalhar para que durante o período chuvoso deste ano alguns dados possam ser utilizados”, explicou ele. 

O coordenador geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, ressaltou a importância da população no processo de execução do plano de monitoramento. “Os líderes comunitários serão essenciais para que o plano seja executado. As equipes responsáveis entrarão nas comunidades equipadas e com drones, e é indispensável que a população esteja a par dos passos da Defesa Civil. Uma das marcas dessa gestão é a acessibilidade, e queremos proximidade com a população”, disse o coordenador. 

Durante a reunião, a equipe técnica responsável pela execução do plano também foi apresentada, e os líderes comunitários puderam tirar suas dúvidas.

Ascom Defesa Civil 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.