OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

16/05/2021 às 18:39

Sesc/AL realiza entrega de materiais esportivos para alunos do Jogando e Aprendendo a Viver

Projeto é destinado a crianças do Litoral Norte de Maceió, com renda familiar de até três salários mínimos Projeto é destinado a crianças do Litoral Norte de Maceió, com renda familiar de até três salários mínimos

Foi com entusiasmo que a estudante Mayra Gabriela Lins, 11 anos, recebeu as chuteiras que irão acompanhá-la durante as atividades do Jogando e Aprendendo a Viver, projeto realizado na Unidade Sesc Guaxuma, Litoral Norte de Maceió, há 9 anos. Além das chuteiras, a aluna também ganhou meias, touca e óculos de natação. Assim como a Mayra, outras 49 crianças também receberam o material durante um evento realizado, neste sábado (15), na unidade de lazer do Sesc Alagoas.

Apaixonada por futebol, a estudante Mayra Gabriela planeja se tornar jogadora profissional quando crescer. Ela participa do Jogando e Aprendendo a Viver há três anos e com o passar do tempo o amor pelo esporte só cresce. “Gosto muito de jogar futebol, mas também pratico outros esportes. Na pandemia, fiquei triste porque não podia vir para o Sesc. Ficava jogando no quintal da minha casa com meus primos, mas não era a mesma coisa. Para mim, o projeto é muito importante porque, além de me ajudar a praticar atividade física, ele faz com que a gente se desenvolva cada vez mais”, relatou.

O futebol também é o esporte favorito do estudante Kauan Albuquerque, 10 anos. Segundo ele, a rotina de atividades no projeto é sempre muito agitada e repleta de esportes e brincadeiras. “Aqui no Sesc, eu já joguei futebol, basquete, handebol, futsal, fiz natação e brinquei de queimado e de sete pedras. Quando o projeto parou eu achei muito chato, pois em casa não deu para fazer nada. A maioria dos meus amigos estão aqui e eu adoro jogar com eles”, contou.

Realizado com recursos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), o projeto é destinado a estudantes do Litoral Norte de Maceió, com idade entre 7 e 12 anos e renda familiar bruta de até três salários mínimos. Em virtude da pandemia, as atividades de iniciação esportiva e as ações educativas do Jogando e Aprendendo a Viver estão acontecendo em formato híbrido, sendo realizadas de terça a sexta-feira. Cada grupo de alunos participa de dois encontros por semana com a equipe do projeto, sendo um deles realizado presencialmente e o outro na modalidade on-line.

Assim como o Jogando e Aprendendo a Viver, outras iniciativas no âmbito da educação e com gratuidade são realizadas com recursos do PCG. Desde que formalizou parceria com o Governo Federal para implementação do Programa, em 2009, o Sesc Alagoas se comprometeu a destinar, no mínimo 33,33% de sua Receita Compulsória Líquida em educação básica, continuada e em ações educativas desenvolvidas pela instituição nas áreas da educação, saúde, cultura e lazer.

Segundo a gerente de Saúde do Sesc Alagoas, Janaína Valença, o projeto tem por objetivo contribuir com a formação cidadã dos participantes. “O projeto trabalha de forma transversal questões que perpassam o social e a saúde e tem a proposta de iniciação esportiva.  Essa iniciativa acaba interferindo positivamente na vida da comunidade porque a gente tira aquela criança que estaria exposta a alguma situação de vulnerabilidade social, de violência e de acesso a drogas e a coloca em atividades no contraturno das aulas. Então, nosso compromisso e papel social junto a essa comunidade é de extrema importância”, afirma.

Ascom Sesc/AL


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.