OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

26/01/2022 às 16:29

Equatorial promove sustentabilidade ao realizar logística reversa de quase 25 mil eletrônicos no ano de 2021

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos. Com o objetivo de promover a sustentabilidade e acreditando na preservação do planeta e das pessoas, a Equatorial Alagoas realiza a logística reversa de equipamentos que são recebidos por meio de campanhas e ações sociais e de eficiência energética, a exemplo do E + Geladeira Nova, E + Energia do Bem e E + Luzes na Cidade.

O conceito de logística reversa, ou logística inversa, se refere ao conjunto de procedimentos que visa o reaproveitamento ou descarte ecológico de materiais diversos como plásticos, vidros e componentes eletrônicos. No ano de 2021, a Equatorial realizou a logística reversa de quase 25 mil equipamentos de tecnologia obsoleta, apenas em Alagoas, reforçando sua política de redução de danos e ajudando a minimizar os impactos ambientais causados pelo mau gerenciamento dos descartes residuais.

Sustentabilidade em números

Durante as ações do ano foram recolhidos 12 aparelhos ar-condicionado, sete conjuntos motobomba, 1.768 geladeiras e 22.259 lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de iluminação pública, que foram substituídas, tanto nas residências quanto em espaços públicos, por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.

A substituição de lâmpadas, por exemplo, integra o E + Luzes na Cidade, E + Comunidade e o E + Energia do Bem, projetos da Equatorial que estão inseridos dentro do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O primeiro tem beneficiado municípios alagoanos com a modernização da iluminação pública, o segundo tem levado ações para comunidades com foco no uso consciente da energia e outras iniciativas, como cadastro na Tarifa Social Baixa Renda e troca de lâmpadas, e o terceiro tem promovido ações de eficiência energética em instituições filantrópicas e hospitais sem fins lucrativos.

O sorteio de refrigeradores, por sua vez, faz parte da plataforma E + Geladeira Nova, projeto da Equatorial que tem como objetivo a troca de geladeiras ineficientes por equipamentos novos e econômicos. Edmilson Santos, Engenheiro de Estudos e Planejamento do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, afirma que a logística reversa é uma grande aliada da Economia Circular, já que, durante o retorno do resíduo para o ciclo produtivo, o material recolhido se torna matéria-prima para novos produtos.

“Com essa iniciativa, a distribuidora cumpre o seu papel social e ambiental, afinal, muitos dos componentes presentes nos equipamentos têm elevado potencial de poluição. Vale lembrar que os resíduos passíveis de reutilização, reciclagem ou reaproveitamento não devem ser depositados em aterros ou lixões, pois essa atividade pode acarretar problemas ambientais, como contaminação do solo e lençóis freáticos, bem como poluição atmosférica, além de doenças”, reforça o profissional.

A Equatorial Alagoas destaca, também, que a implantação do sistema de logística reversa vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Ecopontos são uma alternativa para fazer o descarte correto de resíduos

Para reduzir o descarte irregular de resíduos, os ecopontos são uma alternativa para que a população realize o despejo adequado de diversos tipos de materiais. Neles, o cidadão pode descartar, gratuitamente, entulhos da construção civil (até 1m³), móveis e eletrodomésticos inservíveis, restos de poda de árvore e materiais recicláveis.

Atualmente, existem 5 ecopontos em Maceió e a Prefeitura de cada cidade é responsável pelo seu gerenciamento e implantação. Confira os ecopontos disponíveis na capital:

- Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;

- Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;

- Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;

- Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 - Jardim Petrópolis;

- Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária.



Ascom Equatorial Alagoas

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.