OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

17/05/2022 às 16:48

NFC: Conheça instituições sociais que auxiliam no dia a dia de mães alagoanas

Lar da Menina é uma das instituições sociais que ajudam a fortalecer o vínculo familiar, sendo um grande suporte para as mães alagoanas. Ascom/Sefaz Lar da Menina é uma das instituições sociais que ajudam a fortalecer o vínculo familiar, sendo um grande suporte para as mães alagoanas. Ascom/Sefaz

Matheus Guilherme

Não é novidade que a campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-Al), ajuda instituições sociais a concretizarem sonhos e mudar a vida de milhares de pessoas assistidas pelas 116 entidades cadastradas. E dentre as muitas instituições filantrópicas, dezenas são as que se propõem em auxiliar mães de diferentes maneiras.

 Do sertão à capital alagoana, elas transformam a vida de mulheres carentes com os benefícios adquiridos nos sorteios realizados pela campanha. Sejam com trabalhos humanitários, preventivos, serviços de saúde ou educacionais, essas entidades filantrópicas fazem parte do dia a dia e da vida de inúmeras mães alagoanas.

 A Creche Escola Jesus de Nazaré, uma das instituições cadastradas na NFC, é um grande auxílio na vida da Quitéria da Silva, de 63 anos. Ela conta que são muitos anos de parceria e história.

 “Eu criei meus seis filhos trazendo eles aqui nessa creche, só que antigamente ela não tinha toda essa estrutura que tem hoje. Agora é tudo diferente, ela está muito mais bonita. E assim como eu trazia meus filhos, hoje, eu trago os meus netos. Sem falar que aqui também tem o amor da Dona Cícera, que é uma mãezona para as crianças”, frisa.

 A Dona Cícera Benedita é a diretora presidente da creche que, todos os dias, atende centenas de crianças da Grota da Nascença. Através do Programa da Secretaria da Fazenda a escola já realizou mudanças significativas em sua estrutura. Assim como essa, são muitas as creches e escolas participantes da Campanha Nota Fiscal Cidadã que recebem os benefícios do programa de Educação Fiscal da Sefaz-AL.

As creches são grandes apoios na vida de donas de casa que se dedicam dia e noite para cuidar dos filhos e do lar. Esses centros educativos ajudam, principalmente, as mães solo que passam o dia fora de casa buscando levar o sustento das crianças.

AUXÍLIO NUTRICIONAL

Por falar em sustento, o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), situado no Conjunto Denison Menezes, em Maceió, tem sido outra mão na roda para as mães. Eles acompanham diariamente 100 crianças com desnutrição moderada e grave, as quais são ofertadas alimentação balanceada, acompanhamento em saúde e pedagógico por seus profissionais. Contribuindo na transformação de vida de crianças com até seis anos de idade que enfrentam agravos nutricionais.

 Os benefícios da NFC contribuem, por exemplo, para o restabelecimento da saúde de milhares de crianças e adolescentes vítimas da má nutrição no Estado. Participante da NFC desde o início da campanha, a instituição já conseguiu adquirir equipamentos que contribuíram para melhoria da qualidade nos serviços, além de transformações estruturais.

 Segundo a coordenadora da entidade, Myria Viana, os benefícios adquiridos permitiram a adaptação de banheiros para crianças, na aquisição de mesas e cadeiras infantis e no remodelamento da sala usada para as atividades artesanais. O Cren realiza um trabalho que vai muito além das crianças.

 “Nós atuamos junto às famílias com oficinas de educação nutricional, ensinando como escolher melhor os alimentos. Também promovemos cursos técnicos que possibilitem aos usuários e famílias condições para serem inseridos no mercado de trabalho. Promovemos, por exemplo, capacitações e cursos de artesanato, singeleza, bordado, assistente administrativo, operador de caixa, tudo em parceria com a Seades [Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social] e o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial]”, relata a coordenadora.

NO INTERIOR

No interior, a Associação Clube de Mães da Barragem Leste, do município de Delmiro Gouveia, alto sertão alagoano, cadastrada na NFC desde dezembro do último ano, atende crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. Com reforço escolar, artesanato, esporte e arte, a instituição faz parte da vida das famílias na região. “Além de cuidar de 60 crianças, nós também promovemos alguns cursos para as mães delas. Sempre realizamos visitas nas casas das famílias para acompanhá-las”, conta a presidente da associação, Maria de Fátima Santos.

Seja direta ou indiretamente, os projetos cadastrados na Nota Fiscal Cidadã, ajudam a modificar a vida de várias mães em todo estado. Além das entidades aqui apresentadas muitas são as que se dedicam em cuidar de crianças e adolescentes prestando suporte na educação, saúde e bem-estar de todas elas, ajudando as mães a construírem um ambiente familiar mais agradável e desenvolvido podendo projetar um futuro para seus filhos.

Para conferir a lista de alguns projetos como esses, bem como as demais instituições cadastradas na NFC, e saber a sua localidade e quais os trabalhos realizados basta acessar o portal da campanha (http://nfcidada.sefaz.al.gov.br/). Por meio do site, o contribuinte também pode adotar uma dessas instituições, compartilhando os créditos de suas notas com as entidades cadastradas.

"É importante destacar que todas as instituições são relevantes para a sociedade e para o estado. O cidadão que mais se identificar com a causa e o trabalho dessas instituições devem abraçá-las adotando uma delas. Vale destacar que para isso ele também precisa ter cadastrado o seu CPF, e sempre que possível, deve colocá-lo em suas comprar para que os créditos sejam compartilhados com essas entidades", destaca a coordenadora da Campanha Nota Fiscal Cidadã, Glácia Tavares.



Fonte: Agência Alagoas

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.