OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

24/06/2022 às 01:20

Mais moradia, mais Bolsa Viva Bem, mais oportunidades: pilarenses celebram conquistas

Um dia para ficar na história. É assim que esta quinta-feira (23) será lembrada no Pilar, que celebra o aniversário de seis anos do maior programa social daquela cidade, o Bolsa Viva Bem. E a população pilarense é quem foi mais uma vez presenteada, com o prefeito Renato Filho anunciando uma série de novidades, como a ampliação do valor mensal repassado aos mais de quatro mil beneficiários. Teve até sorteio de prêmios, entre eles, um carro 0km.

O encontro aconteceu na Praça Coronel José Otávio, no Loteamento Manguaba, e reuniu várias autoridades, como a deputada estadual Fátima Canuto, o governador Paulo Dantas e o ex-governador Renan Filho. Eles prestigiaram a festa ao som do tradicional forró pé de serra, destacando o alcance das ações do Município na gestão do prefeito Renato, especialmente as de combate à erradicação da pobreza.

Na ocasião, Renato Filho ressaltou o fortalecimento da parceria com o Governo de Alagoas ao confirmar o reajuste do Bolsa Viva Bem, cujo repasse saiu de R$ 100 para R$ 130 graças à emenda parlamentar da deputada Fátima Canuto. Outra grande novidade anunciada durante o evento foi a oferta de duas mil vagas em cursos profissionalizantes, resultado da parceria firmada entre Prefeitura, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A Prefeitura também montou estandes para expor outras iniciativas de sucesso, como o Banco Pop, criado para fomentar o empreendedorismo, e a Casa da Mulher Pilarense, referência na atenção à saúde da mulher. Mulheres gestantes, por sua vez, receberam kits de enxoval do programa Mamãe Coruja e também se cadastraram no Cartão CRIA, programa do governo estadual que cuida da primeira infância. E ainda teve distribuição de sementes para pequenos produtores rurais do Pilar, todos assistidos por meio do programa Plantando o Futuro.

CASAS E ORLA LAGUNAR

Ainda nesta quinta-feira, o prefeito Renato Filho e o governador Paulo Dantas autorizaram o início das obras das 150 unidades habitacionais que serão construídas para pescadores e marisqueiras do Pilar, além da terceira etapa da revitalização da orla lagunar da cidade. “As novas casas serão construídas também na orla, mas em local seguro. Além de realizar um antigo sonho de quem sobrevive da lagoa, também iremos potencializar o nosso turismo. Por isso é que parcerias como esta são fundamentais”, disse o prefeito, que recordou o surgimento do Bolsa Viva Bem para frisar a importância que a iniciativa conquistou ao longo desses seis anos.

“O Bolsa Viva Bem começou bem modesto, mas logo conseguimos reduzir a extrema pobreza em 97%. E quero concluir o meu ciclo com todas as crianças do Pilar em sala de aula. Já saímos de 5,9 mil para mais de nove mil alunos matriculados na rede municipal. Afinal, minha maior obra é cuidar das pessoas, dar perspectiva de vida para todos”, emendou Renato, acrescentando que o Bolsa Viva Bem é apenas o começo para quem quer verdadeiramente mudar de vida.

“Programas sociais são a porta de entrada, enquanto os cursos que trouxemos hoje, a de saída, para que vocês possam, com o suor do trabalho, colocar comida na mesa. Por isso é que continuarei fazendo um mandato de oportunidades, certo também de que o governador Paulo Dantas fará uma grande gestão, uma gestão próxima do Pilar”, discursou Renato.

PARCERIA FORTALECIDA

E o evento ainda contou com a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, que fez dois anúncios à população pilarense. É que, semana que vem, o Congresso deve aprovar duas matérias governamentais para melhorar o auxílio prestado aos brasileiros durante a pandemia.

“Uma delas autoriza a distribuição de um botijão de gás a cada trinta dias, e não mais a cada sessenta dias, para famílias carentes, enquanto a outra vai elevar o valor do Auxílio Brasil, de 400 para 600 reais, até o final deste ano”, afirmou o parlamentar, que parabenizou o prefeito Renato Filho pelo olhar social com que administra a cidade do Pilar.

Já Renato, além de retribuir o elogio, também fez outros dois anúncios importantes. “A Câmara do Pilar aprovou dois projetos no dia de hoje, para que possamos pagar 700 reais a cada marisqueira, pescador e areeiro, em função da crise em meio à pandemia, e para que os servidores da Saúde e Assistência Social tenham seus salários reajustados em 10%, e isso graças ao apoio do deputado Arthur Lira”, declarou o prefeito.

“O Arthur desempenha um papel importantíssimo em Brasília, discutindo as pautas nacionais e defendendo os interesses de Alagoas e da nossa cidade. Exemplo disso é que a Prefeitura contou com recursos do deputado para a reforma dos nossos postos de saúde. A Saúde do Pilar, portanto, só avançou tanto porque também tivemos a contribuição do Arthur”, emendou Renato Filho, reforçando que, no próximo dia 08 de julho, Pilar vai receber mais de 150 novos profissionais de Saúde contratados por meio do programa Saúde Mais Pilar.

HOSPITAL DO FUTURO

Antes, porém, o prefeito Renato Filho, acompanhado do governador Paulo Dantas e do ex-governador Renan Filho, visitou as obras do Hospital do Futuro, erguido, com recursos próprios da Prefeitura, às margens da BR-316 e que deve ser entregue à população alagoana ainda no primeiro semestre de 2023. A unidade terá 169 leitos, sendo 20 de UTI. “Alagoas avançou muito na saúde e, hoje, Pilar dá sua parcela de contribuição. Este hospital é um grande desafio para um município do interior. Nem a capital ousou construir um equipamento como este, mas só conseguimos porque o governo abraçou o projeto. Pilar, portanto, está pronta para servir a Alagoas”, salientou Renato.

Paulo Dantas, por sua vez, parabenizou o prefeito pela “excelente gestão à frente do Pilar”, renovando a parceria para aprimorar cada vez mais o serviço de saúde pública em todo o estado. “Fui novamente muito bem recebido pelo prefeito Renato, que faz uma gestão de proximidade, moderna e inovadora, servindo de exemplo para todo o Brasil. Tudo aqui tem começo, meio e fim. O prefeito toca tudo com muita habilidade. Pilar serve de orgulho para Alagoas porque tem um dos melhores prefeitos do Brasil”, disse o governador.

Ele também enalteceu o alcance da obra que irá se juntar a outros seis hospitais construídos em Alagoas durante a pandemia. “Também iremos entregar o Hospital do Coração, o Hospital do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios, o Hospital Metropolitano de Arapiraca e o Hospital do Idoso. Não foi à toa que Alagoas obteve o melhor desempenho entre os estados da federação na pandemia. E esta integração é fundamental para levarmos saúde de qualidade à população de todo o Vale do Paraíba, de modo que o prefeito Renato Filho pode contar conosco, inclusive, na fase de operacionalização deste hospital”, complementou Dantas, que também parabenizou o prefeito pela preocupação com a sustentabilidade – o Hospital do Futuro vai reutilizar água e gerar energia elétrica de forma alternativa.

Ascom Pilar


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.