OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

19/03/2019 às 17:12

Em audiência na ALE, Marx Beltrão defende retomada imediata do fornecimento de colírio para o glaucoma

Ao participar de uma audiência pública na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (18), o deputado federal Marx Beltrão (PSD) defendeu a retomada imediata do fornecimento do colírio usado para o tratamento dos portadores de glaucoma em Alagoas. O parlamentar, coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, esteve na audiência promovida na Casa de Tavares Bastos por proposição do vereador Davi Davino (PP). Milhares de pacientes glaucomatosos estão sem receber o colírio, medicamento essencial para o controle da doença que pode levar à cegueira.

Além de coordenador da bancada federal alagoana, Marx é vice-presidente da prestigiosa Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). A CSSF é a comissão da Câmara dos Deputados que atua junto ao tema da saúde no âmbito nacional. A proposta de Marx Beltrão é acionar o Ministério da Saúde e até o Ministério Público Federal para apurar o atual cenário de repasses para o programa de glaucoma em Alagoas e cobrar uma solução urgente para a questão. Somente em Maceió, o programa de atendimento aos glaucomatosos atende cerca de 17 mil pessoas e estes pacientes estariam sem atendimento e sem o medicamento.

“As pessoas que são atendidas pelo programa do glaucoma não podem ficar cegas diante da falta do colírio. Isto é um absurdo. Vou levar a questão à Comissão de Seguridade Social e Família e vou acionar o Ministério da Saúde e, se necessário, o Ministério Público Federal. Qualquer mudança na dinâmica de entrega do colírio não pode acarretar em desabastecimento, em falta de atendimento e o pior, em prejuízo incalculável para quem é acometido por esta doença. Vamos cobrar resposta imediata” disse Marx Beltrão, solicitando informações por escrito ao representante da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

O glaucoma é, basicamente, uma doença crônica que acomete o nervo óptico de maneira progressiva, podendo levar a perda visual importante. Hoje é a principal causa de cegueira irreversível no mundo; uma vez caracterizada a lesão, não há como revertê-la. Apesar de existirem alguns fatores predisponentes, qualquer indivíduo pode vir a ter glaucoma. Muitas pessoas já são portadoras da doença sem saberem, sem apresentarem sintomas. Um indivíduo pode ter glaucoma, mesmo em graus não tão iniciais, e conseguir, por exemplo, passar em um teste básico de visão, como o realizado para a obtenção da carteira de motorista.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.