OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

24/08/2018 às 17:17

Saúde óssea dos idosos será tema de congresso de ortopedia que Maceió sedia na próxima semana

  Saúde óssea dos idosos será tema de congresso de ortopedia que Maceió sedia na próxima semana Programação paralela contará com momento gratuito voltado para educar o público sobre cuidados com os idosos Saúde óssea dos idosos será tema de congresso de ortopedia que Maceió sedia na próxima semana Programação paralela contará com momento gratuito voltado para educar o público sobre cuidados com os idosos

O envelhecimento – e todos os desafios ortopédicos e traumatológicos associados a ele – será o tema central de uma ampla discussão que reunirá em Maceió na próxima semana, de 30/8 a 1/9, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, cerca de 400 especialistas nacionais e internacionais para o XVIII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia (CNNOT).

Considerado um dos mais relevantes eventos científicos da ortopedia brasileira, o CNNOT é uma realização da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) e contará com uma atividade científica intensa distribuída em 11 módulos, cobrindo todas as áreas da Ortopedia e da Traumatologia. Serão quase 70 palestras, conferências, workshops, exposições de trabalhos científicos e mesas-redondas com abordagens sobre fraturas no Idoso, osteoartrite, osteoporose, prevenção de quedas, infecções pós-operatórias e manejo clínico do idoso com doença osteoarticular, entre outros. Paralelamente, o CNNOT integra ainda a realização da VII Jornada Norte-Nordeste de Quadril e Jornada Alagoana de Cirurgia da Mão.

“Decidimos concentrar foco total na temática do idoso nesta edição do CNNOT porque entendemos que, com o crescente envelhecimento da população, este tem sido um campo cada vez mais crítico para as áreas da ortopedia e traumatologia”, afirma o ortopedista e cirurgião da mão Raimundo de Araújo Filho, presidente da Regional Alagoas da SBOT e organizador do evento.

Programação gratuita: fórum sobre a saúde na terceira idade

Além da programação para especialistas, o congresso contará também na manhã de sábado (1/9), das 8h às 12h, com um momento especial voltado para o público em geral – especialmente idosos, familiares e cuidadores: o Fórum sobre Saúde Musculoesquelética na Terceira Idade. A programação multidisciplinar abordará temas como “Ginástica do Cérebro”, com a psicóloga Gabriela Valente de Lima; “Casa Segura: uma questão de qualidade de vida”, com a geriatra Helen Arruda, e “O que você precisa saber sobre osteoporose”, com o ortopedista Claudio Mancini, entre outros. As vagas para o Fórum são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo whatsapp (82) 99939-7556.

Sobre os idosos no Brasil

O envelhecimento da população no Brasil ocorre em ritmo acelerado. Até 2025, cerca de 34 milhões de pessoas terão mais de 60 anos. Entre os problemas mais comuns associados a esta faixa etária estão as quedas, provocadas pela instabilidade postural e enfraquecimento das estruturas ósseas e musculares.  

Consideradas um grave problema de saúde pública, as quedas trazem consequências que vão desde lesões leves, medo de cair repetidas vezes, até fraturas, dependência, hospitalização e institucionalização, o que causa impacto na sociedade como um todo, pelos prejuízos físicos, psicológicos e sociais.

Cerca de 30% das pessoas idosas caem a cada ano. Essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de oitenta anos e 50% entre os que residem em Instituições de Longa Permanência. No Brasil, segundo os dados do Projeto Diretrizes/SBGG, 28 a 38% das pessoas com mais de 65 anos, 32 a 42% de pessoas com mais de 75 anos e 51% de pessoas acima de 85 anos sofrem quedas.

Serviço

XVIII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia (CNNOT)

De 30 de agosto a 1 de setembro

Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta - Cruz das Almas

Informações e inscrições: www.sbtoalagoas.com.br

Fórum sobre saúde muscoesquelética na terceira idade

Sábado (1/9), das 8h00 às 12h00

Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta - Cruz das Almas

Evento gratuito e aberto ao público

Vagas limitadas. Inscrições pelo whatsapp (82) 99939-7556.

Fonte: Amais Imprensa


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.