OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

19/10/2018 às 16:14

Maceió Rosa realiza mutirão de saúde da mulher neste sábado

Maceió Rosa - Ações no CRAS Selma Bandeira Foto:Marco Antônio/Secom Maceió Maceió Rosa - Ações no CRAS Selma Bandeira Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A campanha Maceió Rosa promove, neste sábado (20), o mutirão de saúde da mulher. A programação acontece das 08h às 12h em 55 unidades de saúde de Maceió e vai oferecer serviços voltados à prevenção do câncer de mama, além de outros cuidados com a mulher. As maceioenses terão acesso a ações educativas, testes rápidos de saúde e encaminhamentos para exames.

A ação será realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A gente pede que as mulheres compareçam e participem da programação, porque é muito importante para a prevenção de doenças e principalmente do câncer de mama. O mutirão permite que as pessoas que não podem comparecer as unidades de saúde durante a semana, possam ir no sábado”, reforça o prefeito Rui Palmeira.

O gestor também lembra que as mulheres maceioenses, que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame de mamografia. Com a solicitação em mãos, elas serão encaminhadas para as clínicas contratadas pela SMS para realizarem os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Maceió Rosa foi criado em 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa com um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, a campanha tem como slogan “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas.

Tatiana Palmeira, primeira-dama de Maceió. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

“O dia do mutirão é muito aguardado por nós que fazemos parte da campanha Maceió Rosa, pois sabemos que o número de atendimentos dobra significativamente neste dia, principalmente por ser final de semana e por ser um dia em que as unidades de saúde se dedicam integralmente a atender as mulheres”, pontua a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, que coordena a campanha.

Confira aqui as unidades de saúde que participam do mutirão de saúde neste sábado, com sua respectiva programação.

Fonte: Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.