OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

30/06/2020 às 17:12

Fiscalização da SMTT remove 39 veículos clandestinos em junho

SMTT autua e remove 39 veículos clandestinos no mês de junho. Foto: SMTT SMTT autua e remove 39 veículos clandestinos no mês de junho. Foto: SMTT

Neste mês de junho, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) autuaram e removeram 39 veículos que faziam o transporte clandestino de passageiros em Maceió. Os números são reflexo das operações de fiscalização, que são realizadas diariamente com o intuito de proporcionar melhorias na mobilidade urbana e reduzir os riscos de acidentes nos principais corredores de transportes da capital.

Durante as fiscalizações, os agentes da SMTT vistoriam as condições dos automóveis, verificam se os equipamentos de segurança obrigatórios estão dentro das condições exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avaliam toda a documentação dos condutores e dos veículos, entre outras situações.

“O transporte clandestino tem sido coibido diariamente em todos os bairros de Maceió. Além da atividade pirata, outras irregularidades também são encontradas nesses veículos durante as abordagens das equipes da SMTT, como por exemplo carros sem cintos de segurança, pneus em péssimas condições, para-brisas danificados e condutores trafegando sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas situações são extremamente perigosas, pois oferecem riscos ao cidadão e aumentam as chances de acidentes nas vias da cidade”, frisou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

População pode denunciar o transporte clandestino através dos números 118 ou 3312-5340. Foto: SMTT


Realizar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima, segundo determina o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor flagrado efetuando o transporte pirata recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos que são autuados também são removidos ao pátio da empresa Transguard, de onde só são liberados após os proprietários se regularizarem junto ao Município.

Saiba como denunciar

A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.

Outro canal disponível para o maceioense denunciar o transporte clandestino é o Disque SMTT, no número 118. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ascom SMTT


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.