OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

02/02/2019 às 14:40

Conheça as fantásticas praias de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas

Barra Grande em Maragogi. (foto Costa dos Corais Convention) Barra Grande em Maragogi. (foto Costa dos Corais Convention)

Cláudio Bulgarelli

Jornalista

Maragogi, o Caribe brasileiro, tem 22 Km de litoral onde estão praias de rara beleza cada qual com sua peculiaridade. Para quem vem de Maceió, ao sul, a primeira praia é São Bento, logo após a ponte sobre o Rio Salgado que separa Maragogi de Japaratinga. É um bucólico povoado onde muitos pescadores ainda vivem da pesca e cuja tranquilidade é a sua principal característica. Nos últimos anos se transformou em polo turístico.

Logo após, seguindo pela AL-101 Norte, surge Camacho, outra bela praia, na foz do Rio Maragogi. Algumas praias do município, como Camacho, receberam o nome de sítios que por aqui havia. Na sequência vem à praia da vila de Maragogi, esta já urbana, com sua orla repleta de bares, restaurantes e pequenas lojas de artesanato. É aqui, principalmente nos finais de semana, o principal ponto de badalação. A próxima praia é Burgalhau, que começa após o Rio dos Paus, onde fica um bonito manguezal.

Depois vem Barra Grande, um histórico povoado com uma praia ótima para banho e pesca. Em seguida, Xaréu, a praia da Bruna Lombardi. A praia de Antunes vem logo a seguir e é uma das mais tranquilas, o que a torna muito procurada para descanso, assim como a praia de Dourado, sua vizinha. Ponta de Mangue, que surge na sequência, é uma delícia, com águas calmas e arrecifes de coral, que acolhem na maré baixa pequenos e coloridos peixinhos. Finalmente chegamos à super agradável praia de Peroba, já na divisa com Pernambuco.

Xaréu, a praia da Bruna Lombardi, é atração em Maragogi

Praia de Xareu ou praia da Bruna. (foto Divulgação)

Ainda é oficialmente conhecida como Xaréu, uma praia quase desconhecida. Cordialmente o local mudou de nome após passagem de famosa atriz brasileira nos anos 90. Quem não gostaria de uma praia com seu próprio nome? Esse pequeno pedaço do paraíso “mudou” de nome em homenagem a famosa atriz Bruna Lombardi.

Não há dúvida que nossa passagem pelo mundo pode deixa marcas e pode ser elemento de histórias e, até mesmo, originar lendas. Foi o que aconteceu com a praia de Xaréu, em Maragogi. A população local a “rebatizou” de Praia da Bruna Lombardi. O motivo? As finas e douradas areias, somadas a águas cristalinas de um azul turquesa intensos, seduziram a atriz durante uma visita anos atrás. Diz o povo local que tamanho foi o apreço da famosa que ela, simplesmente, promoveu um ato que jamais foi esquecido: um topless!

Desde então, a marca indelével de um acontecimento “mudou” o nome do local entre os guias da região e atrai fãs e visitantes que querem comprovar e experimentar in loco “o que essa praia tem”.

Considerada um dos refúgios do município, essa praia praticamente não foi explorada pelo turismo. É um lugar calmo e aconchegante, ideal para os amantes da natureza. Costuma ficar a maior parte do tempo deserta, recebendo alguns turistas durante a alta temporada, mas quase não apresenta movimento o resto ano. Seus principais frequentadores são moradores da região e pescadores. Conta com uma boa faixa de areia clara batida, o mar é tranquilo, de águas transparentes e de agradável temperatura. É ideal para o banho e para a prática de esportes náuticos, como vela. Cercada por vegetação nativa preservada, essa bela praia é o cenário ideal para os que buscam sossego. Não conta com infraestrutura próxima, sendo indicado que o visitante leve alimentos e bebidas.

Xaréu fica a cerca de 8 km do centro de Maragogi, perto de uma pequena vila com casas de veraneio. Praia de águas cristalinas e quentes se difere de outras praias de Maragogi por formar uma espécie de lagoa no período da maré baixa, quando é possível caminhar por centenas de metros mar adentro.  Como a praia está protegida por uma barreira de corais, ela é tranquila e não oferece perigo, pois suas ondas são fracas. Quando a “lagoa” está formada, o local é ideal para levar crianças ou para colocar sua cadeira de praia dentro do mar e poder refrescar os pés. (CB)

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.