Myla Fernandes

Documentário independente sobre remição de pena por leitura estreia nesta quarta (5) na Bienal do Livro de Alagoas

Sua primeira exibição no dia 5 de novembro, às 20h, na Sala Pajuçara

Divulgação



O documentário Livros que Libertam: para além da remição, dirigido por Renah Berindelli e Bernardo BBlack, com coordenação técnica de Ademir Santos, terá sua primeira exibição no dia 5 de novembro, às 20h, na Sala Pajuçara, dentro da programação do Sesc Alagoas na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada no Centro de Convenções, bairro Jaraguá, em Maceió-AL.


O filme acompanha o impacto humano e social do projeto Livros que Libertam, regulamentado pela Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Portaria Conjunta nº 001/2022 da 16ª Vara Criminal da Capital – Execuções Penais. A iniciativa utiliza a leitura como estratégia de remição de pena, conforme a Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal), permitindo a redução de até 48 dias de pena por ano aos apenados participantes.


Criado em 2022, o programa já alcançou milhares de reeducandos em todo o estado, estimulando o hábito da leitura, o senso crítico e a reconstrução de trajetórias pessoais por meio do conhecimento. Em Alagoas, é regulamentado pela Portaria nº 14/2022, da 16ª Vara Criminal de Maceió – Execuções Penais.


Com cerca de 20 minutos de duração, Livros que Libertam: para além da remição propõe um olhar sensível sobre o poder transformador da leitura em um dos espaços mais estigmatizados da sociedade. O documentário revela as transformações reais, subjetivas e afetivas que a literatura promove dentro das unidades prisionais, destacando o esforço coletivo de profissionais, educadores e custodiados que acreditam em uma ressocialização mediada pela educação. Ao reafirmar que, mesmo entre grades, o conhecimento segue sendo o mais poderoso instrumento de libertação, o filme amplia a compreensão sobre o papel da leitura como ferramenta de emancipação e reconstrução de trajetórias.


Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a equipe do filme e convidados, promovendo um diálogo aberto sobre os desafios e caminhos para a reintegração social de pessoas privadas de liberdade.


A produção, realizada pela Sambacaitá Produções, com apoio da Nova Jangada, é fruto de uma parceria com a 16ª Vara de Execuções Penais, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (SERIS), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e o Núcleo de Estudos sobre Práticas Punitivas (NEPP).


Serviço

Exibição do documentário “Livros que Libertam: para além da remição”

 Data: 5 de novembro (terça-feira)

 Horário: 20h

 Local: Sala Pajuçara | Centro de Convenções – Jaraguá, Maceió-AL

 Programação do Sesc Alagoas na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Myla Fernandes

Myla Fernandes

Sobre

É jornalista por formação, assessora de comunicação que cobre cultura, entretenimento e gastronomia no estado de Alagoa

Arquivos

Selecione o mês