Myla Fernandes

Mácleim lança novo álbum dia 14 nas plataformas de streaming

H’cordas tem a participação de 16 nomes da música alagoana e brasileira

Divulgação

Depois de 10 anos do último álbum lançado, Mácleimapresenta o seu mais recente trabalho, o álbum H’CORDAS, que será lançado pelo selo Batuta em todas as plataformas de streaming de música, nesta  terça-feira, 14 de março. Como lançamento do H’CORDAS, a retomada das turnês europeias se apresenta como possibilidade concreta, para o próximo semestre deste ano.

Mácleimé natural de Murici, com formação acadêmica em jornalismo, porém, antes de tudo, é radialista, produtor musical, autor de trilhas para teatro e crítico musical. Ou seja, um “propositor”. Um sujeito que propõe coisas! Em 1998, Mácleimfez a sua primeira turnê pela Europa, com 28 Shows em países como a França, Suíça, Alemanha, Itália e Holanda. Apresentou-se em festivais conceituados, como: Festival de Utrech, Schelde Jazz Festival, Festival BD, Montreux Meets Brienz Jazz Festival e Montreux Jazz Festival. 

De acordo com o artista, a primeira ideia conceitual, para o H’CORDAS, era fazer um álbum onde apenas instrumentos de cordas fossem utilizados, a partir das próprias cordas vocais. Daí o título, onde além das cordas, subtendem-se os verbos haver e acordar.   Essa ideia foi posta em prática só até a segunda página, pois, durante o processo de gravação, algumas das canções demonstraram um apelo rítmico com tamanha intensidade, que pôs em xeque o conceito originário. 

Portanto, trazer instrumentos percussivos, para a cena do H’CORDAS, tornou-se imprescindível, e o que antes teria o absoluto protagonismo dos instrumentos de cordas, foi um tantinho mitigado. No entanto, a essência conceitual, pretérita, permaneceu acesa.

Mácleim afirma que a experiência de gravar à distância, imposta pela pandemia, acabou sendo um salutar aprendizado que o fez repensar clichês e dogmas técnicos, abrindo novos horizontes para outras possibilidades. Dessa forma, o resultado são canções alicerçadas na imensa gratidão à produção de Félix Baigon e a dedicação e talento de todos os músicos, artistas, técnicos e colaboradores que, cada um em sua latitude, agregaram imensurável valor ao H’CORDAS.

Um dos pontos altos desse trabalho está nas participações especialíssimas de músicos como: Antonio Adolfo, Almir Medeiros, Billy Magno, Carlos Bala, China Cunha, Eduardo Morelembaum, Félix Baigon, Fernando Melo, Fernando Nunes, Luizinho Assis, Marcelo Mariano, Norberto Vinhas e Wellington Pinheiro. Além de artistas queridos como Bruna Caran, Celso Viáfora e Irina Costa, que protagonizaram algumas canções e iluminaram o H’CORDAS, com timbres e cantos maravilhosos. 


O H’CORDAS é uma história construída a tantas mãos, que o artista dedica a todos os músicos e artistas citados, além dos amigos e mecenas, imprescindíveis, Fernando Andrade e Pedro Advincula, os poetas e parceiros Sidney Wanderley,Pedro Cabral e Vera Garabini e, por fim, à memória das milhares de vítimas da pandemia e às criaturas que, assim como o H’CORDAS, têm histórias pra cantar. 

SERVIÇO

O Quê: H’CORDAS, Mácleim

Pré-save: http://tratore.ffm.to/hcordas

Quando: 14 de marçoOnde: Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon music, Tidal

Ficha Técnica:

Músicos: 

Mácleim – Voz e Violão

Almir Medeiros – Violoncelo 

Antonio Adolfo – Piano 

Bruno Tenório – 2ª Violino 

Carlos Bala – Bateria

China Cunha – Caxixi, tamborim, pandeiro

Felix Baigon – Contrabaixo Acústico 

Fernando Melo – Violões Aço

Luizinho Assis – Piano 

Marcelo Mariano – Contrabaixos 

Norberto Vinhas – Guitarra 

Olívio Fernandes – Viola 

Thiago Herculano – 1ª Violino 

Wellington Pinheiro – Bandolim

Arranjos de cordas: Almir Medeiros; Billy Magno e Eduardo Morelembaum

Produção Musical: Felix Baigon

Mixagem: Cláudio Guimarães (Estúdio Cláudio Guimarães – RJ)

Masterização: Carlos Freitas (Classic Master USA)

Diagramação gráfica e designe: Flávia Correia 

Concepção e arte de capa e encarte: Pedro Cabral

Produção Executiva: Vera Garabini


Em Tempos de Pandemia:

Captação de voz, violão, bateria e percussão: Helinho Ishitani, (Estúdio Giba Favery - SP)

Captação de voz: Bruna Caram (Estúdio Lucas Caram - SP); Irina Costa (TM Estúdio - AL); Celso Viáfora (Home Studio – SP)

Captação de pianos acústicos: Antonio Adolfo (Visom Digital – RJ); Luizinho Assis (ESTÚDIOdoLUIZINHO – BA)

Captação do Quarteto de Cordas: Paulinho Medeiros (AM Estúdio - AL)

Captação de Contrabaixos: Felix Baigon (Estúdio oPhicina do Manoel – AL); Fernando Nunes (Home Studio – SP), Marcelo Mariano (Home Studio – SP) 

Captação de violões aço e guitarras: Norberto Vinhas (Home Studio – SP)

Captação do bandolim: Dácio Messias (Estúdio Concha Acústica – AL)


Myla Fernandes

Myla Fernandes

Sobre

É jornalista por formação, assessora de comunicação que cobre cultura, entretenimento e gastronomia no estado de Alagoa

Arquivos

Selecione o mês