Aprovado projeto da deputada Sâmea Mascarenhas que cria o Museu Território Industrial Gustavo Paiva de Rio Largo

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, projeto de lei, da deputada Sâmea Mascarenhas (Republicanos), que autoriza o Poder Executivo a criar o Museu de Território Industrial Gustavo Paiva, na cidade de Rio Largo. O museu será composto por estrutura remanescente da sede industrial da antiga fábrica de tecidos Cachoeira, do prédio do antigo Departamento de Saúde da Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos, e de imóveis localizados na Praça Rio Branco remanescentes da Vila Operária.
A deputada Sâmea Mascarenhas destacou que essa obra é bastante importante para o município de Rio Largo, já que com o museu será possível conservar a história da indústria têxtil em Alagoas, a preservação da vila operária e a conservação de edificações remanescentes na cidade. “Este museu é um investimento com retorno certo, que irá colocar a Região Metropolitana de Maceió na rota dos operadores de turismo, como foco na história e cultura, trazendo retorno para o Estado na garantia de empregos existentes e na geração de novos empregos”, afirmou.
Sâmea Mascarenhas disse ainda que o equipamento servirá como espaço cultural, atraindo investimentos e gerando emprego e renda para a população rio-larguense. “Os imóveis do bairro Gustavo Paiva podem ser recuperados e explorados economicamente, dando lugar a bares, restaurantes, lanchonetes e lojas, para revitalizar a antiga Vila Operária e atender as necessidades dos turistas”, afirmou.