Roberto Lopes

Servidores da educação de Jacuípe não recebem precatórios e cobram dos vereadores uma solução para o caso

Servidores da Educação na Câmara Municipal de Jacuípe (Foto: Câmara de Jacuípe)

Desde o ano passado que já está em vigor a Lei 14.325/22 que regulamenta o uso dos recursos não aproveitados do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e de seu antecessor, o extinto Fundef, para o pagamento do magistério na educação básica da rede pública de ensino. Porém, até agora os funcionários da educação da cidade de Jacuípe ainda não foram contemplados com este direito.

Por isso, na sessão ordinária da Câmara Municipal daquela cidade, realizada na primeira semana de setembro, diversos servidores da educação lotaram a Casa para solicitar aos vereadores que pudessem intermediar junto ao Executivo um cronograma para o pagamento dos precatórios. A professora Josina Tibutino da Silva, que foi indicada pela categoria para representar o quadro dos profissionais da Educação naquele momento, questionou os vereadores sobre o assunto e cobrou uma ajuda para obter esclarecimentos, por parte da gestão municipal, sobre o pagamento dos precatórios aos funcionários da educação.

Solidarizando- se com os servidores, alguns vereadores entenderam a situação dos servidores e prometeram cobra do prefeito uma resposta sobre o pagamento dos precatórios. O presidente  da Comissão de Educação, Cultura, Saúde Pública e Bem estar Social da Casa, vereador, André Luiz Lins  disse que iria procurar o Poder Executivo em busca de esclarecimentos e ajudar no que for preciso para resolver essa questão da melhor forma possível para todos. A vereadora Suziney Moreira também se manifestou sobre o assunto, falou da importância dos professores em todas as áreas e também prometeu lutar em busca de esclarecimentos e soluções para este problema. 

Ainda nesta mesma sessão, a vereadora Abiraci Bispo assumiu o compromisso de abraçar a causa dos precatórios dos servidores da educação e também prometeu lutar junto a todos os responsáveis para consegui uma resolução mais rápido possível para os servidores. Por fim, o presidente a Câmara, vereador Paulo Buarque dos Reis se comprometeu a buscar informações junto ao Poder Executivo dentro da lei. Segundo ele, o objetivo é chegar a uma solução plausível e que venha atender a todos da melhor forma possível.

Roberto Lopes

Roberto Lopes

Sobre

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Arquivos

Selecione o mês