Prefeito Kil Freitas divulga nota sobre situação do hospital de União

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil (PMDB) divulgou uma nota negando que a prefeitura tenha intenção de fechar o hospital São Vicente de Paulo, que atende além da população palmarina, moradores de cidades vizinhas, mesmo contando com uma estrutura inadequada para certos procedimentos.
A nota foi divulgada depois que circularam nas redes sociais notícias de que um rompimento de um contrato entre a prefeitura e o hospital, suspendendo a prestação de serviços como consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras ações básicas, inviabilizaria o funcionamento da unidade hospitalar, já a partir deste sábado, 1º de julho.
Leia abaixo o comunicado emitido pela prefeitura sobre o assunto
A prefeitura de União dos Palmares nunca fechará o hospital São Vicente de Paulo
Os serviços médicos de atenção básica ofertados pela saúde pública do município serão transferidos para o PACS Dr. José de Araújo de Lima, mas o atendimento emergencial continua a ocorrer normalmente no Hospital São Vicente de Paulo, de acordo com a nova pactualização entre a Prefeitura de União dos Palmares e a Secretaria Municipal de Saúde. Já a partir deste sábado (01/07), o PACS funcionará também aos sábados, domingos e feriados, contando com os seguintes serviços prestados: curativos externos, aplicação de injeção, nebulização, retirada de pontos e trocas de sondas.
O Hospital São Vicente de Paulo segue atendendo aos casos de emergência. “Os casos de atenção básica estão passando para a responsabilidade do município. Esse procedimento não é algo que está ocorrendo só em União, mas também sendo implementado em todas as cidades e capitais do país. Mas continuaremos a ter normalmente o atendimento emergencial a total disposição da população”, afirmou a presidente da obra social do hospital, Consocia Barbara Heliodora Costa, em entrevista a rádio Farol na manhã dessa sexta (30/06).
O hospital continua recebendo os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e ofertando seus serviços, muda apenas os atendimentos da atenção básica, que agora são de responsabilidade e execução do município, que já está tomando todas as providências necessárias para continuar deixando a população amparada. “O PACS Zé de Lima já estará se preparando para funcionar todos dos dias, e já começa a partir deste sábado, justamente para atender a essa demanda da atenção básica. Estamos trabalhando firme e forte para que não falte atendimento médico jamais para o povo de União”, disse o secretário de Saúde, Filipe Almeida.