Valderi Melo

Em reunião na Asplana, Renan debate a greve crise do setor canavieiro de Alagoas

Em reunião na Asplana, Renan debate a greve crise do setor canavieiro de Alagoas

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, realizou nesta segunda-feira, 10, uma importante reunião com fornecedores de cana para discutir os principais problemas do setor e encaminhar soluções. O encontro foi na sede da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), no bairro de Jaraguá, em Maceió. Os agricultores apresentaram ao senador Renan propostas para ajudar a categoria a superar a crise que eles vêm enfrentando, notadamente pela prolongada seca em Alagoas.

Renan se propôs a mais uma vez levar as reivindicações da categoria ao Congresso e ao governo federal, através dos ministérios competentes, para encontrar soluções de enfrentamento da crise. Ele propôs que na próxima segunda-feira, dia 17, haja uma nova reunião na Asplana, dessa vez com a presença do governador Renan Filho, para discutir a pauta do setor.

“É preciso reunir as autoridades e construir uma solução para essa crise do setor canavieiro de Alagoas. Vamos também reunir a bancada federal [deputados e senadores] para somar esforços e defender o Estado”, acrescentou o líder do PMDB. Outra proposta apresentada pelo senador Renan foi de ter uma conversa em Brasília com os ministros da Agricultura e da Fazenda para discutir propostas do setor que podem ter apoio do governo federal.

O presidente da Asplana, Edgar Antunes Filho, entregou ao líder do PMDB uma pauta contendo propostas da categoria como concessão de subvenção, refinanciamento de dívidas vencidas com bancos oficiais e outras. A situação do setor canavieiro, de acordo com Edgar Antunes Filho, é preocupante em virtude da falta de chuvas em todo o Estado, o que acarretará num redução significativa da safra 2016/2017.

Antunes, em seu pronunciamento na reunião, ressaltou a importância do empenho de Renan, quando presidente do Senado, na defesa de propostas apresentadas pela Asplana e levadas ao governo federal. “Sempre foi um parceiro da nossa categoria”, disse. “Somos gratos por tudo que o senador faz por nós. O fornecedor precisa de chuva e de esperança”, afirmou o presidente da Asplana. 

Segundo o ex-presidente da Asplana, Lourenço Lopes, o gabinete do senador Renan em Brasília sempre esteve aberto a toda a categoria. Lourenço lembrou que foi através da interferência do senador peemedebista que três subvenções foram concedidas pelo governo federal aos plantadores de cana do Nordeste. “Mesmo assim, a situação é muito preocupante”, completou, acrescentando que a cana que já chegou a responder por 20% do PIB de Alagoas.

A reunião contou ainda com outras lideranças da categoria, como os ex-presidentes da Asplana e ex-governador Manoel Gomes de Barros; Edgar Antunes e Lourenço Lopes; o secretário de estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos; os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Álvaro Almeida; da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos e da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Alagoas, Fernando Rossiter.

Também compareceram o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rego, o superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alay Correia, o representante da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Fabiano França, além do gerente de Agronegócios do Banco do Brasil em Alagoas, Efigênio Dias.

Valderi Melo

Valderi Melo

Sobre

Valderi Melo é jornalista formado em 1994 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com passagens em jornais de Alagoas, sempre atuando na área da cobertura política.