Rosa Albuquerque é empossada oficialmente na presidência do TCE/AL

Em solenidade bastante concorrida, a conselheira Rosa Albuquerque foi empossada oficialmente nesta quinta-feira, 12, na presidência do Tribunal de Contas de Alagoas. Além dela, tomaram posse ainda a vice-presidente, conselheira Maria Cleide Costa Beserra, o corregedor Fernando Toledo, o diretor da Escola de Contas, Otávio Lessa e o ouvidor Anselmo Brito. O mandato é para o biênio 2017-2018.
A solenidade foi prestigiada pelo governador Renan Filho; vice-presidente do TJ, desembargador Celyrio Adamastor; presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques; presidente da AMA, Marcelo Beltrão; além de deputados federais, estaduais, prefeitos e outras autoridades. Rosa Albuquerque foi eleita presidente do TCE no dia 15 de dezembro e assumiu o cargo de presidente no dia 2 de janeiro.
Rosa Albuquerque é a primeira mulher a presidir a corte de contas de Alagoas. Ela foi a primeira mulher indicada como conselheira e tomou posse em novembro de 2007. Esse pioneirismo foi destacado pelo governador Renan Filho em seu discurso. “O olhar feminino sempre agrega. Ele ilumina pontos, antes esquecidos, de maneira que eu torço muito para que a conselheira Rosa Albuquerque faça uma grande gestão”, ressaltou Renan Filho.
Rosa Albuquerque prometeu fazer uma gestão transparente e antes de tomar posse conversou com a imprensa. Uma de suas preocupações, segundo ela, é a limitação orçamentária do TCE que pode impedir a contratação de novos servidores efetivos. Muitos servidores vão se aposentar até 2018, reduzindo assim o quadro de pessoal. Rosa Albuquerque garantiu que vai conversar com Renan Filho para mostrar a realidade orçamentária do Tribunal.
O ex-presidente, conselheiro Otávio Lessa, também relatou aos presentes os feitos alcançados durante sua gestão, entre 2015 e 2016.