Valderi Melo

Após deixar prefeitura de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão assume Educação de Marechal

Marcelo Beltrão assume nova missão após encerrar mandato como prefeito de Jequiá da Praia

Ainda presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e agora ex-prefeito de Jequiá da Praia, município que governou por oito anos entre 2009 e 2016, Marcelo Beltrão assumiu neste inicio de ano uma nova missão: a Secretaria de Educação de Marechal Deodoro. E antes que alguém possa questionar sua indicação pelo novo prefeito da cidade, Cacau (PSD) para gerir o setor educacional de Marechal, a escolha se deu pela competência de Beltrão.

 Antes de ser prefeito de Jequiá da Praia [município onde fez uma administração reconhecida em todo o Estado e até mesmo em nível nacional], Marcelo Beltrão foi secretário de Educação de Coruripe nas gestões dos prefeitos Joaquim Beltrão e Marx Beltrão. E foi justamente com ele no cargo que Coruripe começou a obter índices positivos no setor educacional, conquistando prêmios de institutos reconhecidos como o Instituto Ayrton Senna.

Ainda em sua gestão como secretário de Educação de Coruripe, o município começou a melhorar seus índices no Ideb, resultados que transformaram o sistema educacional local. Já como prefeito de Jequiá, Marcelo Beltrão fez com que o município se destacasse em Alagoas. Ano passado pela terceira vez consecutiva, o município alcançou a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para alunos das sérias iniciais (4ª série/ 5º ano).

Jequiá da Praia obteve média 6.8, ultrapassando a meta do Ministério da Educação, que era 4.1. Além disso, a nota dos alunos de Jequiá da Praia foi maior que a média nacional (5.5) e da média do Estado de Alagoas, que ficou em 4.7 pontos. Além de toda experiência que acumulou como secretário de Educação de Coruripe e prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão passou pela experiência ainda de ser presidente da Undime Alagoas.

A instituição, que congrega os dirigentes municipais de Educação em Alagoas, passou a ter uma visão mais ampla no Estado a partir do momento em que Beltrão presidiu a entidade, promovendo ações visando melhorar o sistema educacional nos municípios. Em dezembro passado, a Undime prestou uma homenagem ao novo secretário de Educação de Marechal, lhe dando uma placa de reconhecimento por sua atuação em prol da educação alagoana. 

Se for por qualidade técnica, a Educação de Marechal com certeza estará em boas mãos na gestão do prefeito Cacau com a indicação de Marcelo Beltrão para ser o gestor educacional do município. Marcelo Beltrão continua presidente da AMA até a eleição da nova diretoria da entidade, prevista para acontecer dia 30 de janeiro. Até lá vai se dividir entre gerir a educação deodorense e arrumar a AMA para a próxima gestão da entidade.

Valderi Melo

Valderi Melo

Sobre

Colunista