Valderi Melo

Veja especula sobre futuro de Renan após deixar presidência do Senado

Renan deixa presidência do Senado no final de janeiro; seu futuro ainda é incerto

Prestes a encerrar seu quarto mandato como presidente do Senado no final de janeiro do próximo ano, o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) volta a ter seu futuro político especulado pela revista Veja. Em matéria publicada na coluna do jornalista Reinaldo Azevedo, a revista de grande circulação nacional, diz que Renan poderá voltar à liderança do PMDB, ou então assumir uma comissão importante no Senado, o que ainda é mera especulação.

O que sabe até agora é que Renan já tem um nome preferido para sucedê-lo na presidência do Senado e consequentemente do Congresso Nacional: o senador cearense Eunício Oliveira, também do PMDB. Eunício já teria a preferência da bancada do PMDB – a maior do Senado – e do presidente da República, Michel Temer. Quanto ao futuro de Renan, a matéria do jornalista Reinaldo Azevedo [pode ser lida na integra abaixo] fala até em uma licença de Calheiros, o que também não foi confirmado pelo atual presidente do Senado.

Leia a matéria da Veja

O futuro de Renan Calheiros após deixar a presidência do Senado

Muito se fala sobre o destino de Renan Calheiros após deixar a presidência do Senado em fevereiro.

Fala-se que ele pode assumir a liderança do partido na Casa, mas o próprio Renan acredita que é o momento de prestigiar outro senador que não ele. Neste cenário, um nome forte que surge é o de Simone Tebet (PMDB-MS).

A senadora é vista como um quadro interessante, inclusive pelo próprio Renan, por ser mulher, filha do ex-senador peemedebista Ramez Tebet e já ter sido sondada para assumir a liderança do governo no Senado. Além disso, Tebet é a aposta do partido no Mato Grosso do Sul.

Outra possibilidade que corre é a de Renan assumir relatorias de destaque no ano que vem. A Comissão do Orçamento, prevista hoje para ficar com Romero Jucá (PMDB-PE), pode acabar trocando de mãos.

Mas em Alagoas comenta-se que Renan deve tirar uma licença para organizar o tabuleiro político e organizar as próximas eleições – em fevereiro faz 22 anos de Casa. Em 2018, ele terá que se reeleger para um 4º mandato de senador, além de fazer seu filho novamente governador.

Tirando a tal licença, o parlamentar forçaria uma reforma na equipe política do estado: Fábio Farias, o 1º suplente de Renan, é também secretário da Casa Civil em Alagoas. Com Farias no senado, Renan Filho ficaria à vontade para mexer em seu governo, já que não criaria nenhum mal-estar.

Valderi Melo

Valderi Melo

Sobre

Colunista