PSDB e PMDB terão as maiores bancadas na Câmara de Maceió em 2017

O PSDB e o PMDB serão os partidos com maior bancada na Câmara de Maceió a partir de 1º de janeiro de 2017. Os tucanos que na atual legislatura tinham seis vereadores, contarão com cinco a partir do próximo ano, enquanto o PMDB que tinha apenas três aumentou para quatro com os resultados que obteve nas urnas nas eleições do último dia 2 de outubro. O PSDB entre a eleição de 2012 e a de 2016 foi quem mais cresceu, passando de dois para cinco.
Quem mais perdeu espaço na Câmara de Maceió foi o DEM. O partido conta atualmente com uma bancada de quatro vereadores, mas em 2 de outubro passado conseguiu eleger apenas um. O PP que tinha quatro vereadores a partir de 2017 terá somente três, mas há casos de partidos que ficarão sem bancada na próxima legislatura como o PDT e a Rede, esse último em função da não candidatura à reeleição da vereadora Heloísa Helena.
Atualmente as bancadas na Câmara são as seguintes:
PSDB – Dudu Ronalsa, Eduardo Canuto; José Márcio; Guilherme Soares; Tereza Nelma e Kelmann Vieira;
PP – Davi Davino, Fátima Santiago; Cléber Costa e Chico Filho;
DEM – Aparecida de Luiz Pedro; Simone Andrade, Luiz Carlos da Adefal e Arnaldo Fontan (*);
PMDB – Antônio Holanda; Galba Novaes Neto e Silvânio Barbosa;
Rede – Heloísa Helena;
PDT – Wilson Júnior;
PRB – Silvânia Barbosa e Pastor Marcelo Gouveia (*);
PV – Sílvio Camelo;
(*) Arnaldo Fontan exerce o mandato por conta da licença do vereador Marcelo Gouveia.
A nova composição em 2017 será a seguinte:
PSDB – Dudu Ronalsa, Eduardo Canuto; José Márcio Filho; Tereza Nelma e Kelmann Vieira;
PMDB – Antônio Holanda; Galba Novaes Neto, Ronaldo Luiz e Silvânio Barbosa;
PP – Davi Davino, Fátima Santiago e Chico Filho;
PR - Lobão e Ib Brêda;
DEM – Aparecida de Luiz Pedro;
PRB – Silvânia Barbosa;
PV – Sílvio Camelo;
PPL – Francisco Sales;
PSDC – Samyr Malta;
PEN – Siderlane Mendonça;
PTN – Luciano Marinho.
A nova legislatura vai marcar a estreia de alguns partidos no plenário da Câmara de Maceió, a exemplo do PSDC, PEN, PTN e PPL que pela primeira vez terão representantes na Casa Mário Guimarães. Ela também marcará uma maior representação partidária em plenário. Atualmente são oito partidos com cadeira no Legislativo municipal, sendo que dois deles perderão seus representantes, o PDT e a Rede. Em 2017 esse número passará para 11 partidos.
Dos atuais 21 vereadores, quatro deles não disputaram um novo mandato: Heloísa Helena; Marcelo Gouveia; Guilherme Soares e José Márcio. Os dois últimos lançaram seus filhos como candidatos a vereador, mas apenas o filho de Zé Márcio se elegeu. Quatros vereadores com mandato foram derrotados: Wilson Júnior; Luiz Carlos da Adefal, Simone Andrade e Cléber Costa. Todos exercem o primeiro mandato. Outros 13 foram reeleitos em 2 de outubro.
O próximo prefeito de Maceió que será escolhido no dia 30 deste mês entre Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) com certeza terá ampla maioria no plenário da Câmara Municipal. Rui possui a vantagem da coligação que lhe apoia ter conseguido eleger o maior número de vereadores, mas Almeida não terá nenhuma dificuldade, caso vença a disputa contra Rui, em ter uma bancada forte na Câmara Municipal.
É comum entre os vereadores penderem para o lado do gestor em busca de cargos e espaço político, o difícil mesmo é ficar na oposição, isso já é praxe na política alagoana.