25 ex-prefeitos alagoanos voltam ao cargo a partir de 2017

Mesmo com a crise financeira enfrentada pelos municípios de todo o País, em Alagoas 25 ex-prefeitos que toparam o desafio de enfrentar novamente às urnas nas eleições do último domingo, 2 de outubro, saíram-se vitoriosos e voltam ao cargo a partir de 1º de janeiro de 2017 para administrarem seus municípios. Dos eleitos, pelo menos nove derrotaram nas urnas os atuais titulares dos cargos, que tentaram um novo mandato.
Na lista dos ex-prefeitos que voltam em janeiro de 2017 estão Chico Vigário (Atalaia); Palmery Neto (Capela); Arnaldo Higino (Campo Grande); Adelmo Calheiros (Capela); Aparecida Ferreira (Poço das Trincheiras); Rita Tenório (Chã Preta); Geraldo Agra Filho (Carneiros); Manuílson Andrade (Colônia Leopoldina); Rosiana Beltrão (Feliz Deserto), Dona Isa (Flexeiras); Davi Barros (Girau do Ponciano); Fernando Sérgio Lira (Maragogi); Mailson de Mendonça (Monteirópolis).
E mais: Carlos André dos Anjos (Nen, Olho D’Água das Flores); Vânia do Passo (Passo de Camaragibe); Marcos Lisboa (Paulo Jacinto); Djalma Brêda (Piaçabuçu); Renato Filho (Pilar); Marcelo Lima (Quebrangulo); Isnaldo Bulhões (Santana do Ipanema); José Pacheco (São Sebastiao); Joãozinho Pereira (Teotônio Vilela); Areski Freitas (União dos Palmares); José Adelson (Olho D’Água Grande) e José Antônio (São José da Tapera).
O interessante é que na maioria dessas cidades, dez dos atuais prefeitos não disputaram à reeleição, seja por uma grande rejeição entre os eleitores ou por outros acordos políticos. Outros nove disputaram um novo mandato, mas foram derrotados. Em outras seis cidades que voltam a ser administradas por ex-prefeitos, os atuais gestores não tinham mais como disputar à reeleição por já se encontrarem no exercício do segundo mandato consecutivo.
Dois casos interessantes chamam à atenção: a volta de Isnaldo Bulhões à prefeitura de Santana do Ipanema, cargo que ocupou entre 1983 e 1988, tendo sido eleito em 1982, ou seja, agora 34 anos depois volta a se eleger para o posto, e de Dona Isa, em Flexeiras, que em 4 de janeiro de 2017 completará 83 anos, sendo assim a mais velha gestora alagoana. Ela foi prefeita de Flexeiras por um ano, entre 2007 e 2008.