Valderi Melo

PMDB elege maior número de prefeitos em Alagoas

Apesar de perder a disputa em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral do Estado, cujo prefeito eleito é o tucano Rogério Teófilo, o PMDB sai das urnas deste domingo, 2, como o maior vencedor, elegendo 38 prefeitos entre os 102 municípios alagoanos. Na capital, o partido liderado pelo senador Renan Calheiros está no segundo turno com Cícero Almeida, que enfrentará o atual prefeito e candidato à reeleição, Rui Palmeira (PSDB).

O partido que conseguiu eleger o segundo maior número de prefeitos é o PSDB com 17 eleitos, seguido pelo PP com 12 prefeitos eleitos. O PSD vem na quarta posição com sete prefeitos; enquanto o PSB obteve vitória em seis cidades. PRB e PDT empatam com cinco prefeituras; PT, PR, PRP e DEM elegeram dois prefeitos cada. PTB, PTdoB e PMN só conseguiram eleger um prefeito. O PMDB apresentou candidatos a prefeito em mais de 70 dos 102 municípios.

A eleição deste domingo, 2 de outubro, marca o primeiro tempo da disputa eleitoral de 2018, quando estarão na disputa os cargos de governador e de dois senadores por Alagoas, além dos deputados federais e estaduais. Entre os dez maiores colégios eleitorais do Estado, o PMDB conseguiu eleger os prefeitos de Coruripe, Joaquim Beltrão [que foi reeleito para mais um mandato]; de União dos Palmares, Areski Freitas e de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões.

O PSDB elegeu apenas o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, mas disputa o segundo turno em Maceió contra o PMDB. PDT, PP, PSD, PSB e DEM elegeram respectivamente os prefeitos de Penedo, Marcius Beltrão [reeleito]; de Rio Largo; Gilberto Gonçalves; de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo; de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar e de São Miguel dos Campos, Pedoca, atual vice-prefeito do município e uma das surpresas da eleição deste domingo, 2 de outubro.

Além de eleger 38 prefeitos, o PMDB elegeu 24 vice-prefeitos, entre homens e mulheres. 

Mulheres prefeitas

O número de mulheres eleitas prefeitas em Alagoas praticamente é o mesmo de 2012. Neste domingo, 2, foram eleitas 21 prefeitas, a maioria para o primeiro mandato. Das eleitas, somente quatro – Santana Mariano, em Major Isidoro; Juliana Almeida, em Mar Vermelho; Lane Cabudo, em Palestina e Pauline Pereira, em Campo Alegre – foram reeleitas; outras 17 vão assumir o cargo em 1º de janeiro, sendo que cinco delas já administraram seus municípios: Aparecida Rodrigues, em Poço das Trincheiras; Rita Tenório, em Chã Preta; Vânia Quirino, em Passo de Camaragibe; Rita Tenório, em Chã Preta e Rosiana Beltrão, em Feliz Deserto.

Outras 17 mulheres foram eleitas vice-prefeitas em Alagoas por partidos diversificados. O PMDB novamente foi o partido que mais elegeu mulheres como prefeitas e vices. Das 19 mulheres que foram candidatas a prefeita pelo PMDB, dez delas lograram êxitos nas urnas e das sete que foram candidatas a vice, cinco saíram-se vitoriosas. Por partido o número de eleitas foi o seguinte: PMDB: 10; PSDB: 4; PP: 3; PSD: 2; PMN e PRB: 1 cada. Os partidos que elegeram vice-prefeitas foram os seguintes: PMDB - 5; PSD - 2; DEM, PEN, PRB, PRP, PSB, PSDC, PSL, PTB, PTC e SD, elegeram uma vice-prefeita, cada um.



Valderi Melo

Valderi Melo

Sobre

Colunista