Valderi Melo

MPE investiga irregularidades na prefeitura de Passo de Camaragibe

Promotor Thiago Delgado vai apurar denúncias envolvendo a prefeitura de Passo de Camaragibe

O Ministério Público Estadual (MPE/AL) através da Promotoria de Justiça de Passo de Camaragibe, instaurou três procedimentos para apurar possíveis irregularidades praticadas pela prefeitura do município, como a doação ilegal de terrenos com fins políticos, mudança na ficha financeira dos professores da rede municipal de ensino e apropriação indébita de recursos do Fundo de Previdência Municipal.

As denúncias atingem a gestão da prefeita Marcia Coutinho, que é candidata à reeleição pelo PMDB. Segundo o promotor de Justiça, Thiago Delgado, as denúncias foram encaminhadas ao MPE e a instauração dos inquéritos tem o objetivo de apurar se são procedentes. Na primeira denúncia, um cidadão informa que os terrenos estão sendo doados a pessoas sem critérios definidos visando conquistar votos para a atual prefeita.

O promotor Thiago Delgado vai apurar ainda possíveis irregularidades no pagamento dos professores ativos, no que se refere ao 13º salário que teriam percebido em 2013, em valores menores do que os constantes nas fichas financeiras registradas pela prefeitura municipal. A denúncia, feita de forma anônima, pode resultar em uma ação por improbidade administrativa contra a prefeita Márcia Coutinho, por peculato e falsidade ideológica.

O MPE vai investigar ainda possíveis irregularidades na gestão do Instituto de Previdência do Município de Passo de Camaragibe, ocorridas entre maio a dezembro/2012. Nesse caso, os indícios ocorreram na gestão da ex-prefeita Vânia Quirino, que perdeu a disputa pela reeleição em 2012 para a atual prefeita Márcia Coutinho. As investigações do MPE podem resultar em ações que prejudiquem eleitoralmente tanto a ex como a atual prefeita do Passo.

Em tempo: Márcia Coutinho e Vânia Quirino vão se enfrentar nas urnas pela quarta vez nas eleições deste ano. A primeira foi em 2004 e Márcia Coutinho foi eleita com 2.961 votos enquanto Vânia obteve 2.607 votos. Em 2008, Vânia Quirino venceu a disputa com 4.464 votos contra 3.735 de Márcia. Já na eleição de 2012, Márcia Coutinho deu o troco e se elegeu com 4.218 votos. Vânia obteve apenas 3.602 e foi derrotada na disputa pela reeleição.

Agora em 2016, as duas são candidatas novamente: Márcia Coutinho pelo PMDB e Vânia Quirino pelo PP.

Valderi Melo

Valderi Melo

Sobre

Colunista