Valderi Melo

Eleição em Chã Preta terá quarta disputa entre Audálio Holanda e Rita Tenório nos últimos 12 anos

Audálio Holanda, atual prefeito e Rita Tenório vão para a quarta disputa em Chã Preta

A eleição de outubro deste ano vai colocar pela quarta vez em palanques opostos no município de Chã Preta, o atual prefeito Audálio Holanda (PMDB) e a ex-prefeita Rita Tenório (PMN).

Audálio Holanda que está em seu terceiro mandato como prefeito do município vai em busca da reeleição para tentar seu quarto mandato contra Rita Tenório, esposa do deputado estadual Francisco Tenório, que geriu o município entre 2009 e 2012.

A primeira disputa entre Audálio e Rita aconteceu em 2000 quando o atual prefeito venceu a eleição com 2.079 votos. Rita ficou com 1.970 votos. Em 2004 nova disputa entre os dois e Audálio Holanda foi reeleito prefeito com 2.189 votos, enquanto Rita Tenório obteve 2.116 votos. 

Na eleição de 2008, Rita finalmente conseguiu se eleger prefeita ao disputar contra o ex-prefeito Klinger Teixeira, candidato apoiado por Audálio. Rita venceu a disputa obtendo 2.589 votos. Klinger ficou em segundo lugar com 1.816 votos.

Essa foi a única vitória que o grupo do deputado Francisco Tenório obteve em Chã Preta em cima do grupo do prefeito Audálio Holanda. Na eleição de 2012 quando Rita busca sua reeleição, ela terminou sendo derrotado por Audálio, que voltou a vencer a disputa por uma diferença de apenas 11 votos: 2.238 contra 2.227.

Na primeira disputa entre os dois a diferença foi de 109 votos; na segunda de 83 votos e na terceira de apenas 11. Em outubro deste ano, os dois vão se enfrentar de novo nas urnas. Essa será a quinta vez nas seis últimas eleições municipais de Chã Preta que Audálio Holanda coloca seu nome para avalição dos eleitores.

Em 1996, Audálio  foi candidato e terminou sendo derrotado por Paulo Duarte que se elegeu prefeito com 2.317 votos, uma diferença de 580 votos sobre o atual prefeito chã-pretense que obteve 1.737 votos. Além de Audálio Holanda e Rita Tenório outros nomes podem aparecer para disputar os poucos mais de 5.780 votos dos eleitores de Chã Preta em outubro.

Valderi Melo

Valderi Melo

Sobre

Colunista