Wadson Regis

Um testemunho real ao Governo de Alagoas

Hospital Regional da Mata é a porta aberta para urgência e emergência e pronto para atender 200 mil pessoas da região

Sabe quando o inesperado acontece e você tem pouco tempo para decidir se percorre 81km até o Hospital da Unimed (Maceió) ou arrisca procurar o serviço público de saúde mais próximo, distante apenas 3km? Aconteceu comigo ontem à noite, em União dos Palmares. 

Pela preocupação do momento o correto e prudente seria buscar o socorro mais próximo, mas é que a saúde pública pelo interior de Alagoas sempre foi tachada de sucateada e inoperante nas horas difíceis. Daí fui orientado a ir até o recém inaugurado Hospital Regional da Mata (HRM). Fui e fiquei impressionado com o visual e, em seguida, com a estrutura. Senti-me na Unimed Maceió. Ao ser atendido entreguei um documento de identificação e me foi solicitado o Cartão SUS. Eu nem lembrava que tinha (mas tenho, porque minha esposa Monique havia feito há muito tempo). Bem, entreguei meus dados e aguardei 14 minutos até ser encaminhado à triagem. Mais uma surpresa: a sala climatizada e os equipamentos digitais, de última geração. 

Ao sair da triagem e aguardar o atendimento, presenciei duas ocorrências de emergência. Confesso que vi o que não espera até chegar àquele lugar. As vítimas foram rapidamente encaminhadas ao atendimento, enquanto os familiares preenchiam a ficha de identificação. 

Qualidade e segurança
Agradeço aos profissionais que me atenderam e parabenizo o governador Renan Filho pela grandiosa e providencial obra, referência para a saúde pública na Zona da Mata (para os casos de urgência e emergência). Que o HRM siga cuidando das pessoas e salvando vidas. Detalhe: Diante de tamanha satisfação, mesmo preocupado com o momento, tive a ideia de tirar uma foto para registrar. Mais uma surpresa: o segurança me abordou, de maneira cordial e perguntou: o senhor tirou foto, foi? Sim. Respondi. É que não pode. O senhor entende? Questionou o profissional? Claro. Eu disse e imediatamente apaguei, sem me atentar de que ele não me pediu para apagar, apenas que não é permitido o registro fotográfico dentro da grandiosa estrutura.

Ficha técnica
O HRM conta com unidade de internação, centro cirúrgico, ambulatórios e centro de diagnóstico, que conta com laboratório funcionando 24 horas, com tomografia computadorizada, Raios X e ultrassonografia abdominal total. Os ambulatórios têm as especialidades nas áreas vascular, ginecologia, clínica médica e cirurgia geral. Em relação às unidades de internação, são 30 leitos clínicos, 27 leitos para cirurgias, 18 leitos para obstetrícia e dez leitos para pediatria. O centro cirúrgico conta com quatro salas e sete leitos de recuperação anestésica. (fonte: Agência Alagas)

Parabéns, Governo de Alagoas!  

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês