Atalaia x Pilar: Educação em debate
Atalaia tem um dos clássicos nas eleições municipais deste
ano. O prefeito Chico Vigário vai em busca da reeleição e do quinto mandato. Na
oposição Ceci Rocha, alicerçada pelo currículo de secretária de Assistência
Social no Pilar e secretária Estadual de Ciência e Tecnologia. São duas
propostas que não se compara e, consequentemente, facilita para o eleitor
decidir.
Pelo que acontece em Atalaia os 16 anos de Chico Vigário como prefeito lhe garantem um público fiel, mas também um eleitorado já saturado com o seu modelo de administração. Outro aspecto a ser analisado é que será a primeira vez, em duas décadas, que os atalaienses não terão a participação de Zé do Pedrinho (in memorian) no pleito. Seria o melhor dos cenários para mais uma vitória de Chico. Mas na política não há vácuo e Chico foi surpreendido com a presença da jovem Ceci, que rapidamente virou realidade e consolidou o posicionamento de oposição.
O fiel da balança em favor da candidata está no município vizinho, onde Renato Filho (esposo de Ceci Rocha) mantém a administração aprovada por mais de 90% dos pilarenses, segundo os institutos Ibrape, TDL e Vozes. A transformação social e econômica que acontece no Pilar é a esperança dos atalaienses insatisfeitos com a inércia da gestão Chico. Antes dos números do IDEB, que são temas de hoje nas duas campanhas, não há como comparar os resultados das duas administrações. Pilar está muito acima da média estadual, enquanto Atalaia permanece estagnado. Isto é inquestionável!
IDEB em discussão
Nesta terça-feira as duas candidaturas estão explorando os números do índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A boa notícia é que Pilar e Atalaia
atingiram as metas pactuadas, tanto nos anos iniciais, quanto nos finais. Quem cresceu
mais é secundário. Pior seria se não tivessem atingido. No IDEB o crescimento no
Pilar foi um pouco melhor, mas nos investimentos, parceria com o Google, construção
de escolas e material disponibilizado digital para professores e alunos, Atalaia não acompanha.
Ótimo que a discussão em Atalaia seja pelo viés da melhor educação. Pilar é referência para o Estado, mas Atalaia, pelo menos no IDEB, cumpriu as metas pactuadas. Estão de parabéns.
Que o eleitorado atalaiense tenha a dignidade de saber quem tem a melhor proposta, porque os candidatos têm visões bem distintas. A questão em Atalaia parece simples: quem está satisfeito mantém como está; quem quer mudança, chegou a hora de mudar.