Análise 02 - Data Sensus: Um erro grosseiro

O Data Sensus abriu a série de pesquisas de
intenção de voto em Maceió. Os números revelam que 79,7%, dos 1.205 eleitores
entrevistados no dia 12 de setembro, não decidiram, não opinaram e estão dispostos
a votar em branco ou anular o voto. É o chamado fenômeno da apatia, que vem
assombrando por todo o país desde as eleições de 2018. O problema, para a
maioria das candidaturas, é que a mágoa do eleitor está se consolidando.
Os números também indicam que a força das máquinas (Prefeitura e Governo de Alagoas) já conseguiu colocar o bloco de Alfredo Gaspar na rua. Desconhecido para o eleitorado, ele lidera na espontânea com 7,7%, contra 5,2% do deputado federal mais votado na capital, em 2018, e ainda com o recall de ter sido terceiro nas eleições municipais de 2016.
Chama atenção apenas 1,2% para Davi Filho, que está com o nome badalado desde antes da pandemia. Mais ainda Rui Palmeira, que já reeleito também aparece com 1,2% e à frente dos demais candidatos, inclusive de Cícero Almeida, terceiro na mesma pesquisa, com 15% no cenário estimulado.
E é com Cícero que o Data Sensus abre brecha para que questionem o resultado (não os números). Como explicar o cruzamento no cenário estimulado com JHC (1º), Alfredo Gaspar (2º) e Davi Filho (4º) e deixar fora Cícero Almeida, posicionado muito próximo de Alfredo Gaspar? “Não havíamos colocado o Cícero Almeida no primeiro registro no TRE. Após a solicitação do presidente do DC, confirmando a pré-candidatura, o nome dele foi incluído no cenário estimulado, mas não o colocamos nos cruzamentos”, explicou Eugênio Albuquerque, diretor comercial e analista eleitoral do Data Sensus. Infelizmente explica, mas não justifica a ausência de um cenário importantíssimo.
O Instituto Data Sensus entrevistou 1.205 pessoas, no dia 12 de setembro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número AL00093/2020. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.