Wadson Regis

Rui Palmeira não consegue estabelecer velocidade, mas cruza a linha de chegada e confirma a tese: Devagar também é pressa

Ouvi de um vereador por Maceió a seguinte frase: “Coloque Rui na disputa com um jabuti e um bicho-preguiça numa competição de 100 metros. Aposto com você que o prefeito cruzará a linha de chegada em último. É impressionante como ele não consegue estabelecer velocidade”.

Não sei se é bem assim porque, segundo a ciência, a preguiça é o mamífero mais lento do mundo e o jabuti está entre os mais letárgicos vertebrados do universo. Sendo assim, já teríamos o prefeito da capital pelo menos em segundo. Neste caso o Edil já perderia a aposta.

Para desmontar a tese do vereador decidi pesquisar sobre a importância da velocidade numa corrida rápida, como uma campanha eleitoral, por exemplo.

Em tempo: O processo eleitoral é como uma maratona – longa e cansativa – que tem troca de posições até a reta final, quando os mais preparados, e com fôlego, cruzam a linha de chegada.

Voltando à competição proposta pelo vereador, envolvendo o prefeito da capital, um jabuti e um bicho-preguiça, a ciência diz que o jabuti tem velocidade de 0,27km/h e levaria 22 minutos para completar os 100 metros rasos. O argumento é que a dura carapaça vira um peso extra desnecessário para uma corrida de velocidade. Mas, na vida real, ela é importantíssima para o jabuti, pois funciona como um superabrigo para fugir de predadores.

A preguiça, não tendo nenhum casco para carregar, levaria mais que o dobro do tempo para cruzar a linha de chegada dos 100 metros. Mas tanta lerdeza se justifica: como ele se move lentamente, as aves de rapina têm mais dificuldade de avistá-lo no meio das árvores. Neste caso, com velocidade de 0,12km/h, cruzaria a linha em 50 minutos.

E Rui Palmeira? O prefeito da capital é lento sim e só não é uma anomalia política porque seu DNA descarta tal possibilidade. Aliás, a família Palmeira é a decana da política caetés e se mantém em atividade desde os tempos do império. Portanto, a experiência tem se mostrado muito mais eficaz que a velocidade.

A 60km/h, portanto bem mais veloz que o jabuti e o bicho-preguiça, Rui chegou sem muita dificuldade à Assembleia Legislativa, à Câmara Federal e à Prefeitura da capital por duas vezes. Ainda jovem e sem pressa de parar, segue no limite prudente de velocidade (segundo os especialistas em trânsito) para fazer o sucessor e se preparar como um dos favoritos à maratona de 2022.

Se dizem que o apressado come cru, Rui defende que: DEVAGAR TAMBÉM É PRESSA. A velocidade de Rui tem sido determinante na reta final das disputas. Daí, não confundir paciência em demasia, com letargia.  


Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês