Wadson Regis

Com média de 50% de indecisos, ‘Pulo do Tigre’ vai decidir o mandato de senador em Alagoas

O ataque de velhacagem de Renan Calheiros e o contra-ataque de Arthur Lira são apenas indicativos do que está sendo montado nos bastidores da alucinante corrida eleitoral pelas duas vagas ao senado.

Tive acesso a números confidenciais de um instituto de pesquisa local, com credibilidade suficiente para confiar no cenário. Pelo que vi e ouvi não tem nada decidido, faltando 19 dias para eleição. 

Os números batem com a margem de erro de um segundo instituto que, mesmo patrocinado por um dos lados, confirmam, dentro da margem de erro, a proximidade entre três candidatos, uma distância considerável do primeiro para o quarto e uma surpresa no quinto colocado, que aparece bem à frente dos demais retardatários.

O que dizem os números?
Que alguém cresce mais que a concorrência, mas longe da linha de conforto; que tem estagnação preocupando, porque a rejeição assusta mais que o terceiro colocado e que o quarto perdeu força na linha de crescimento.

O que dizem as qualitativas?
Que o eleitor começou a se movimentar, mostrando interesse na busca pelo melhor nome. É aí onde o item rejeição aperta. Sem falar em número, um bom exemplo é que o eleitor de Rodrigo Cunha, por exemplo, é o mais indeciso para o segundo voto. Os estudos, agora, estão focados na busca por este eleitor indeciso, que já confirmou ir ás urnas e dificilmente votará em apenas um candidato.

Alternativas dos candidatos
Faltando três semanas para o pleito uma série de fatos novos é esperada. Os quatro com melhor intenção de voto dispõem de marqueteiros, que apostam em remédio para prevenir ataques e veneno para aniquilar o adversário. É o típico erro da velha política.

Proponho
Falando por mim, que tenho apenas um candidato ao senado, que tal a TV Pajuçara ou Ponta Verde abrir espaço para o debate de ideias com os candidatos ao senado?

Acredito que só assim, numa espécie de prestação de contas e explicação direta ao eleitor, o segundo voto, ainda sem dono para cerca de 50% do eleitorado, fique mais claro para o eleitor que já decidiu ir às urnas para votar em um.

Não vejo outro pulo do tigre para o real esclarecimento que não seja por um debate de ideias.

Sem velhacagem, sem mi mi mi, sem blá blá blá.... DEBATE JÁ!!!

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês