Wadson Regis

Pilar ganhará o Banco do Povo. Mais uma ideia a ser copiada pelos iguais

Alagoas já sabe que no Pilar 250 famílias ganharam terra, sementes, irrigação, acompanhamento técnico e têm a garantia, da Prefeitura, da compra de toda safra de legumes e hortaliça produzida. O projeto Plantando o Futuro já é o maior programa de agricultura familiar bancado por uma Prefeitura. A ideia é simples, mas a visão, o compromisso e a missão dos que coordenam os trabalhos, somados à força de vontade das famílias beneficiadas, transformam-se no tempero que enche barrigas vazias e faz famílias humildes voltar a sorrir.

A nova ideia, que será lançada durante a programação de emancipação política do Pilar é o Banco do Povo. É uma versão bem parecida com o Banco Cidadão, lançado em Alagoas no primeiro governo de Ronaldo Lessa.

No Pilar o Banco do Povo será gerido por um conselho gestor de crédito. A melhor notícia para os pilarenses é que não há restrição para os interessados que estejam negativos no SPC ou Cerasa.

O pré-requisito é que o futuro empreendedor seja morador do Pilar e tenha um projeto ou plano de negócio, que terá a viabilidade analisada pelo conselho.

Os contemplados terão até R$ 2 mil para abrir o pequeno negócio. No primeiro semestre a previsão é que sejam liberados 30 créditos/mês.

Um detalhe que chama a atenção é que os recursos do Banco do Povo serão oriundos de valores retidos por meio de transações feitas com o município. Ou seja: sem aporte financeiro para a Prefeitura do Pilar.

Mais uma vez fica a dica para os iguais: Quem não tem ideia, copia. Quem quer o melhor para seu povo não faz biquinho nas reuniões da AMA, faz acontecer.

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês