Wadson Regis

Redução nos assaltos a ônibus em Maceió atinge 77%

Abordagens começam às 4h da madrugada e seguem durante o dia e noite

Combater os assaltos a ônibus na capital é uma missão – digamos – mais fácil que diminuir os índices da violência no Estado. A boa notícia é que nos dois casos o planejamento e as ações da Secretaria de Segurança Pública estão funcionando.

A diferença nos casos é que a violência por crimes de homicídio envolve muito mais que o trabalho ostensivo e investigativo das polícias Militar e Civil. A boa notícia é que os resultados alcançados têm muito das ações do Governo do Estado e a implantação dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp's) confirmam a eficácia.

No caso dos corriqueiros assaltos nos coletivos de Maceió a estratégia tem dois fundamentos básicos: o sistema de videomonitoramento é eficaz e o policiamento ostensivo do Batalhão de Trânsito (BPTran), comandado pelo operacional major Felipe, tem cumprido a meta de abordagens, que começam às 4h da madrugada, nos terminais, e seguem até o final da noite, pelas ruas e avenidas.

Fica claro que a gestão de Renan Filho na segurança pública não inventou a roda, mas fez com que ela girasse no sentido certo, com planejamento e ações direcionadas, que já garantiram Maceió e Alagoas fora do pódio dos mais violentos do país.

É vida que segue - literalmente falando.


LEIA TAMBÉM

Mudança de perfil do BPTran de Alagoas é apresentado em evento nacional 

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês