Energia solar para uso da internet garante conexão segura para empresários de Maragogi; prefeitos podem seguir o exemplo
O serviço público brasileiro (em
regra) é deficiente e burocrático. Fica aqui o parêntese positivo ao
Detran/AL e Algás - esta última um modelo de economia mista a ser
seguido.
Já para Casal e Eletrobras as queixas e deficiências deixam o buraco muito mais embaixo. Só agora, na gestão de Renan Filho, é que a empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital e da maioria dos municípios alagoanos passou a ter prioridade.
No caso da Eletrobras a situação é crítica por dezenas de motivos. Vale destacar que um deles – o furto de energia - é causado pela população e empresas de pequeno, médio e grande portes. Os absurdos da empresa e da sociedade fazem da Eletrobras um patinho feio, motivo de reclamação diária.
Bem... a Casal parece ter entrado nos eixos e sua melhora é visível em muitas localidades. Já a Eletrobras parece dar choque só de pensar nas quedas e falta de energia constantes, na capital e interior.
No Estado que tem o turismo como a mola mestra da economia (separa-se aí o setor canavieiro) empresários da rede hoteleira de Maragogi (a maioria estrangeiros) decidiram investir na energia solar para evitar as interrupções e garantir conexão segura para o uso da internet.
O serviço ainda é considerado caro, mas já desperta o interesse de alguns prefeitos, como Adelmo Calheiros, de Capela. “O negócio é bom e seguro. Acho que os municípios devem estudar esse caminho, que ainda é caro para nós, mas estamos falando de energia limpa e sem interrupção no serviço. Se os empresários usam e estão gostando é porque funciona. No caso de nós prefeitos é estudar a viabilidade financeira para a manutenção do serviço”, disse o prefeito.
Portanto, enquanto a Casal faz investimento milionário, como o assinado ontem pelo governador Renan Filho, na ordem de R$ 400 milhões, para ampliar de 35% para 70%, até o final de 2018, o percentual da população atendida por rede coletora e de tratamento de esgoto em Maceió, a Eltrobras segue dando choque de raiva nos usuários e tomando um choque DE GESTÃO.