Wadson Regis

"Eu nunca prometi despoluir o Salgadinho"... "é uma tarefa utópica"

Rui disse que despoluição do Salgadinho é utopia (reprodução G1)

Dos males o menor. É assim que devemos receber a notícia do prefeito Rui Palmeira, sobre os males, riscos e péssimo 'cartão postal' para os turistas que visitam Maceió.

Em entrevista ao G1/AL Rui disse uma frase forte, mas argumentou com um alento.

"Eu nunca prometi despoluir o Salgadinho. Eu diria que essa é uma tarefa utópica, praticamente impossível. Mas a gente consegue, com essa tecnologia do jardim filtrante e de alguns barramentos e a construção de uma estação elevatória que vai bombear parte da água para o emissário submarino, a gente consegue minimizar a situação do Salgadinho".

A mesma situação, segundo o prefeito, acontecerá com o riacho que deságua em Cruz das Águas, próximo à praça Gangazumba. A área, que é cenário para competições de esportes como surf e bodyboard também sofre com o mau cheiro e poluição por conta do esgoto que torna a praia imprópria para banho.

"Então esse projeto, tanto o Salgadinho quanto o Águas Férreas, que fica ali em Cruz das Almas, a gente colocou na carteira do empréstimo do CAF, que é um outro banco que a gente está trabalhando no projeto que a gente chama de Nova Maceió, que tem pavimentação e saneamento em vários bairros, na parte alta, litoral norte e estão incluídos esses dois projetos, Salgadinho e Águas Férreas".

A boa notícia é que, segundo o prefeito, os processos estão em andamento e os recursos devem ser liberados ainda este ano. Se tudo correr como planejado pela Prefeitura de Maceió, os efeitos degradantes dos dois principais bolsões que deságuam no mar serão minimizados. Rui cita como exemplo projetos similares em várias partes do mundo.

"Entendo que é uma tecnologia interessante que vem sendo testada em várias partes do mundo. Tem um projeto que foi feito por uma empresa francesa que é especialista nesse tipo de tecnologia e a gente espera, com a liberação do recurso, começar as obras dos jardins filtrantes tanto no Salgadinho como no Riacho das Águas Férreas, que fica em Cruz das Almas".

A entrevista do G1 também abordou outros assuntos relacionados as promessas de campanha que ajudaram a garantir a reeleição de Rui Palmeira à Prefeitura de Maceió. Para quem torce pelo melhor, é esperar (sempre vale lembrar e cobrar). Para os que torcem pelo pior, só resta duvidar.

Você escolher de que lado ficar.   

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês