Uber ou 'Pirata', quem é o verdadeiro concorrente do taxista?

Sobre a resposta da manchete deste post, certamente você errará. Leia e veremos.
Deve
ter taxista festejando até agora a aprovação do Projeto de Lei
5587/16, que trata da regulamentação de serviços de transporte
remunerado individual por meio de aplicativos, como o Uber.
Se o texto aprovado ontem à noite, na Câmara dos Deputados, for mantido na íntegra, a regulamentação dos serviços passará a ser de responsabilidade dos municípios. Ou seja: para funcionar é preciso que a prefeitura autorize previamente.
Após a aprovação na Câmara, o projeto passará pela análise do Senado até chegar ao presidente Michel Temer, que pode sancionar ou vetar.
Deixando o trâmite de lado é preciso que os taxistas sejam justos com a própria categoria, porque o principal concorrente circula pelas ruas e avenidas de Maceió e também nas rodovias estaduais e federais de Alagoas, sem o mínimo de respeito aos taxistas honestos e ao poder público.
Fica a pergunta: quem tira mais passageiros dos taxistas, o Uber ou os veículos piratas? Não há comparação. Os piratas rodam o dia inteiro, numa concorrência – aí sim – desleal, com taxistas e as empresas de ônibus. Na capital o dever de fiscalização é da SMTT. A Prefeitura de Maceió pode até emitir nota, dizendo que fiscaliza, mas a verdade é que os piratas invadiram Maceió e ninguém faz nada. É importante deixar claro que o problema é antigo e só aumenta, com o passar do tempo.
O Uber é um serviço personalizado, individual. Os piratas estão às claras, de ponto em ponto, com carga acima do permitido pelas leis de trânsito.
Senhores taxistas, o inimigo é outro. Os senhores sabem, mas preferem calar. Quem tira parte do ganha-pão dos senhores são os piratas. Aliás, há centenas de taxistas fazendo lotação pelas ruas da capital, o que é terminantemente proibido. Sim, também há os taxistas piratas. E porque as cooperativas, associações ou grupos não denunciam e tiram os “maus de circulação”?
Taxistas honestos, sim. Uber, sim também. Taxistas piratas e piratas taxistas, NÃO.
UMA DICA: Antes de baterem na porta errada, olhem para o próprio umbigo.
Só para ilustrar, deixarei aqui o link de reportagem exibida no Bom Dia Brasil, da TV Globo, sobre os taxis que fazem lotação em Maceió. Reportagem exibida de março de 2014.