Wadson Regis

Tripé está montado para 2018. Quem vai enfrentar?

Governador Renan Filho empossa novo secretário de Assistência Social, Fernando Soares, e dá tom positivo do cenário alagoano com várias sobras importantes em curso, mesmo com grave crise no País - Márcio Ferreira

O ciclo do Comando 15 está montado. A peça que faltava foi encaixada nesta segunda-feira, às 11h, no Palácio dos Palmares. Com a presença de todo clã Pereira e Beltrão o governador Renan Filho deu posse a Fernando Pereira, na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e armou o tripé para a disputa ao governo em 2018.

Vamos pela ordem:
Os Calheiros têm o poder;
Os Beltrão, a força 'política';
Os Pereira, a domínio com os mais humildes.

Junto, esse trio está pronto para qualquer batalha. Resta saber, agora, quem vai se credenciar para enfrentá-lo.

Detalhe
Campanha majoritária é matemática. O importante é chegar à frente do oponente. E neste aspecto o economista, por formação acadêmica, Renan Filho, está a longos passos à frente da concorrência – independente do adversário.

Na posse de Fernando Pereira, o governador fez questão de ressaltar os motivos e a importância de um membro da Família Pereira no seu secretariado. Está claro que a fórmula dos Pereira, que comandam Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre, é testada e aprovada, principalmente junto à população mais carente.

Aí entra “o novo” na estratégia de Renan Filho, que tem buscado aproximar sua gestão das pessoas. O “Governo Presente e o “Pequenas Obras Grandes Realizações”, nas grotas de Maceió, miram as classes menos favorecidas. As escolas em tempo integral (Educação) e o programa Primeira Infância (com a Seades), atingem diretamente pais e filhos. 

As obras estruturantes comprovam os investimentos do Estado. Salários do funcionalismo e pagamento de fornecedores em dia confirmam o controle de gastos do Governo. Ainda tem o Plano de Segurança, a construção de hospitais regionais etc.

Claro que o bloco de oposição já percebeu que Renan Filho montou uma plataforma de gestão. E ele mesmo não esconde. Agora, o governador passou instigar a concorrência política, como fez ao citar o primo Olavo Neto, para confrontar as conquistas dos Beltrão e Pereira, com os ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“O Marcelo Beltrão transformou a Educação lá no Jequiá. O Fernando Pereira, como prefeito, também colocou o Ideb de Junqueiro no topo. Agora, o prefeito Olavo Neto me disse que fará o mesmo lá em Murici. É disso que precisamos, fazer uma concorrência para o bem”, disse o governador.  Ao seu modo, Renan Filho está juntando o que nunca teve. Os Pereira são a melhor prova. 

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês