A Lei Seca salvou sua vida. Você sabia?

Aids
mata.
Depressão mata.
Pressão alta mata.
Câncer
mata.
Raiva mata.
Bala perdida mata.
Tráfico mata.
Trânsito
também mata.
No Brasil de tantas mortes, motivadas por causas diversas, o trânsito tem matado muita gente e os inocentes, muitas vezes, pagam com a perda da vida.
Tenho falado nos último meses que a Lei Seca é a que funciona em Alagoas. Não é uma crítica às instituições. É que as brechas da lei “dos homens” mudam o roteiro da cena do crime e os culpados têm sempre um álibi para escapar e voltar às ruas.
Em 2016 o Detran Alagoas realizou 306 operações Lei Seca, de canto a canto do Estado. Os números são alarmantes, preocupantes e vergonhosos.
Em 25.008 veículos abordados, a Lei Seca registrou 9.693 infrações de trânsito, por diversas irregularidades. Desse número, 2.049 condutores foram autuados por terem ingerido bebida alcoólica. Só que 1.488 se recusaram a fazer o teste do famoso bafômetro. Seriam pegos na hora, mas optaram pela brecha da lei e se defender depois.
Os números também mostram a ousadia dos irresponsáveis, que muitas vezes viram criminosos em minutos. Na contabilidade de 2016, a Lei Seca removeu 767 carros e motos ao pátio do Detran. Neste caso o veículo tinha alguma pendência e não poderia circular.
Mas o que dizer do registro, só nas operações da Lei Seca, de 1.722 condutores estarem guiando carros e motos sem habilitação. O inabilitado que sai às ruas, avenidas e rodovias é tão inconsequente quanto os habilitados que enchem a cara e não passam a chave, como recomenda uma das campanhas educativas do Detran.
A Lei Seca, pelo menos em Alagoas, funciona. Nela já caíram, como já citei antes, de soldado raso a coronel. De advogado a desembargador.
A Lei Seca é como se fosse a orla e as belas praias do nosso lindo Estado, recebe rico e pobre, autoridade ou zé ninguém sem distinção.
Que em 2017 muitas vidas continuem sendo poupadas com o excelente e exemplar trabalho das equipes da Lei Seca.
CONFIRA OS NÚMEROS DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2016
306 - Operações Lei Seca no Estado;
9.693 - Infrações de trânsito por diversas irregulares de trânsito;
26.338 - Testes de Alcoolemia realizados;
25.008 - Veículos abordados;
1.488 - Recusas ao teste de Alcoolemia ( etilômetro);
294 - ADM ( teste de Alcoolemia entre 0.05 a 0.33 mg/L);
267 - Flagrantes por teste;
2.049 - Autuações por situações de Alcoolemia;
767 - Veículos removidos aos pátios Detran e Ciretrans ;
1.908 - CNH’s recolhidas ao órgão de trânsito;
1.722 - Inabilitados. ( Fato extremamente preocupante)
Com tantas ocorrências um de nós que está lendo ou ouvindo este post, certamente, teve a vida poupada numa das barreiras da Lei Seca.