Quem vai 'casar' com Renan?

Marx
Beltrão é o primeiro da fila. Na verdade se escalou desde o
encontro do PMDB, no Hitz Lagoa da Anta, na presença de Michel
Temer, Renan Calheiros, Renan Filho e centenas de testemunhas.
Naquele dia deu um tiro no pé, mas isso é assunto para outro
momento.
Maurício Quintella não sobreviverá sem mandato e sabe que sua vaga de federal é uma barbada.
Benedito de Lira, que casou bem com Renan, quando Teotonio foi para o governo, é uma incógnita, por conta do futuro do filho Arthur.
Se Renan aceitar, casa fácil com Marx, em Murici, Coruripe, Jequiá da Praia, Penedo, Feliz Deserto, Piaçabuçu e outros municípios. Marx deve seu início de protagonismo a Renan e não pode cuspir no prato que come.
Teotonio é a bola da vez no quesito queridinho de toda turma. O casamento com Renan, nas urnas, foi sempre uma lua-de-mel. Não tinha pra ninguém. Estremeceram as bases no pós eleição, mas fizeram as pazes em nome do futuro. Renan e Teotonio é muito mais que Renan e Benedito; que Renan e Marx; Renan e Mauricio e, até, Renan e Ronaldo.
O problema do tucano é ele mesmo. Diz que vai, não vai e... Se casar com Renan, a maioria dos prefeitos agradece. É aí onde o presidente do Senado é mestre, na articulação. Renan casaria com Teotonio em Maceió, Arapiraca, Palmeira, União dos Palmares, Santana do Ipanema...
Ronaldo Lessa está próximo e circulando com Rui Palmeira. Já disse que a Câmara não lhe atrai mais. Não pode ficar sem mandato e esperar para 2020 (prefeito de Maceió). A candidatura ao governo é a última opção. Ronaldo, que vem se reinventando após o desastroso nocaute da Justiça, sabe que precisa vencer, seja lá para o que for. Seu casamento será anunciado após a reforma dos secretariados de Renan Filho e Rui. Para onde o PDT pender será onde Ronaldo casará.
O ministro Maurício Quintella, assim como o colega Marx, tem o mesmo imblóglio. Tem vaga na Câmara, mas vive nas nuvens, por conta do cargo. Bem articulado, tem com Rui e Benedito de Lira uma afinação maior, o que não quer dizer nada em política.
Já o Velho Biu de Lira precisa jogar por dois. O bom velhinho já chegou longe demais, convenhamos. É um vencedor e não se pode negar. Mas carregada um fardo, que é Arthur Lira. Biu só casaria outra vez com Renan se o mundo desse uma volta de 360 graus, que pode acontecer, sim.
Haja o que houver, em 2018 Renan Calheiros será a 'noiva do pleito'. Do contrário é preciso que o mundo gire os mesmos 360 graus de Benedito. Será?