Wadson Regis

Quem vai 'casar' com Renan?

Nas férias de final de ano de Renan, na Barra de São Miguel, tudo pode acontecer

Marx Beltrão é o primeiro da fila. Na verdade se escalou desde o encontro do PMDB, no Hitz Lagoa da Anta, na presença de Michel Temer, Renan Calheiros, Renan Filho e centenas de testemunhas. Naquele dia deu um tiro no pé, mas isso é assunto para outro momento.

Teotonio Vilela Filho tem conversado, sempre. É a dobradinha mais esperada por tucanos e peemedebistas. 
Ronaldo Lessa, que sonha com o Senado, sabe que não pode errar (mais).

Maurício Quintella não sobreviverá sem mandato e sabe que sua vaga de federal é uma barbada.

Benedito de Lira, que casou bem com Renan, quando Teotonio foi para o governo, é uma incógnita, por conta do futuro do filho Arthur.

                        VAMOS AOS CASOS:
Marx Beltrão investiu tudo o que tinha para ser o deputado federal mais votado. Jogou mais alto que pode para chegar ao cargo de ministro. Marx não pode ser descartado, mas precisa amadurecer nas palavras.

Se Renan aceitar, casa fácil com Marx, em Murici, Coruripe, Jequiá da Praia, Penedo, Feliz Deserto, Piaçabuçu e outros municípios. Marx deve seu início de protagonismo a Renan e não pode cuspir no prato que come.

Teotonio é a bola da vez no quesito queridinho de toda turma. O casamento com Renan, nas urnas, foi sempre uma lua-de-mel. Não tinha pra ninguém. Estremeceram as bases no pós eleição, mas fizeram as pazes em nome do futuro. Renan e Teotonio é muito mais que Renan e Benedito; que Renan e Marx; Renan e Mauricio e, até, Renan e Ronaldo.

O problema do tucano é ele mesmo. Diz que vai, não vai e... Se casar com Renan, a maioria dos prefeitos agradece. É aí onde o presidente do Senado é mestre, na articulação. Renan casaria com Teotonio em Maceió, Arapiraca, Palmeira, União dos Palmares, Santana do Ipanema...

Ronaldo Lessa está próximo e circulando com Rui Palmeira. Já disse que a Câmara não lhe atrai mais. Não pode ficar sem mandato e esperar para 2020 (prefeito de Maceió). A candidatura ao governo é a última opção. Ronaldo, que vem se reinventando após o desastroso nocaute da Justiça, sabe que precisa vencer, seja lá para o que for. Seu casamento será anunciado após a reforma dos secretariados de Renan Filho e Rui. Para onde o PDT pender será onde Ronaldo casará.

O ministro Maurício Quintella, assim como o colega Marx, tem o mesmo imblóglio. Tem vaga na Câmara, mas vive nas nuvens, por conta do cargo. Bem articulado, tem com Rui e Benedito de Lira uma afinação maior, o que não quer dizer nada em política.

Já o Velho Biu de Lira precisa jogar por dois. O bom velhinho já chegou longe demais, convenhamos. É um vencedor e não se pode negar. Mas carregada um fardo, que é Arthur Lira. Biu só casaria outra vez com Renan se o mundo desse uma volta de 360 graus, que pode acontecer, sim.

Haja o que houver, em 2018 Renan Calheiros será a 'noiva do pleito'. Do contrário é preciso que o mundo gire os mesmos 360 graus de Benedito. Será?  

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês