PSB começa lavar roupa suja em reunião nesta segunda-feira
Alagoas tem cinco novos protagonistas
na política. Há um outro nome que, mesmo ministro, está à beira
de entrar no seleto grupo.
Falo de Renan Filho, Rui Palmeira, JHC, Rodrigo Cunha e Marx Beltrão. Estes são os protagonistas do momento. Maurício Quintella é o sexto elemento, mas não o vejo, pelo menos ainda, com musculatura para segurar a onda que pretende surfar: ser senador por Alagoas em 2018.
Dos protagonistas, um deles, com pedigree lá em Canastra, distrito de Ibateguara, assustou Renan Filho e Rui Palmeira, e por pouco não ficou com o papel principal na eleição em Maceió. JHC bateu na trave e caso chegasse no segundo turno teria, muito mais que Cícero, chance de ser o novo prefeito da capital.
Diferente de Cícero, JHC saiu fortalecido em todos os aspectos. O Novo é ele. Dinâmico, inteligente e o principal expoente político da chamada Geração Z, o jovem deputado parece não ter se desgrudado umbilicalmente do pai, João Caldas da Silva.
JHC é o cara da Geração Z, na política de Alagoas. A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet. Também troca de visão de mundo num piscar de olhos.
Talvez seja esta a explicação mais aproximada do clima pesado que ronda o PSB, em Alagoas. Após o retorno a Brasília, JHC sondou junto ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, a possibilidade de assumir a executiva estadual.
O desafio que se apresenta à Geração Z, na política, é de aprender a selecionar e separar o joio do trigo. E esse desafio não se resolve com um micro veloz. A arma chama-se maturidade. É nisso, dizem os especialistas, que os jovens precisam trabalhar.
Talvez no quesito maturidade JHC ainda seja um coadjuvante. Faltou maturidade ou foi excesso de vontade de ser grande demais? Ou foi pura malícia política? Não consegui contato com JHC, mas prometo que transmitirei, aqui, as perguntas que lhe farei.
O PSB Alagoas é comandado pela ex-prefeita de Maceió, Katia Born. Foi ela quem abriu as portas do partido para a entrada de JHC. Também deu ao recém filiado carta branca para conduzir o pleito em Maceió.
O clima no PSB não está bom e nesta segunda-feira, 14, o comando do partido, na esfera estadual, terá reunião para prestação de contas e, claro, explicações sobre a sondagem de JHC.
Vale ressaltar que Katia Born tem o apoio da maioria, para não dizer a totalidade, dos membros da executiva estadual. Kátia, que faz parte da Geração X (tem o dobro da idade e da experiência de JHC), não deve querer lavar roupa suja, mas eu soube de uma fonte segura que ela está, digamos, triste com a situação.
Depois da reunião desta segunda, em Maceió, a executiva estadual terá reunião dia 17, em Brasília, com o presidente nacional da sigla.
PS.: Só para ilustrar, nas novelas, que são filmes da vida real, os protagonistas são admirados.