Wadson Regis

MP pede novo afastamento de Beto Baía por 180 dias, em União

Parte da decisão do promotor Carlos Davi Lopes

A situação política do prefeito de União Palmares, Beto Baía (PSD), afastado do cargo após uma série de denúncias de irregularidades administrativas, inclusive envolvendo o laboratório clínico de sua esposa, sem licitação, ficou ainda mais complicada.

O blog teve acesso ao despacho do promotor Carlos Davi Lopes, onde o Ministério Público Estadual pede novo afastamento de Beto Baía por mais 180 dias.

Para o promotor ainda há documentos a serem fiscalizados e a presença de Beto Baía na Prefeitura “representa risco concreto à instrução do processo e aos princípios administrativos, restando demonstrada a possibilidade de juntada pelos documentos juntados aos autos".

Durante seu afastamento Beto Baía sumiu do município e até a casa que mantinha alugada foi devolvida ao proprietário.

O grupo do prefeito afastado passou os últimos dias promovendo boatos de seu retorno no dia 22 de agosto, quando termina o prazo inicial de 180 solicitado pelo Ministério Público.

Mesmo desmoralizado politicamente Beto Baía anunciou que vai disputar a Prefeitura novamente e tem convenção agendada para a quinta-feira, 4, na Câmara de Vereadores.

O blog também recebeu a informação de que grupos da sociedade civil e estudantes estão preparando um grande protesto contra a presença de Beto Baía na cidade.

A situação política do prefeito afastado é lamentável. Beto Baía venceu a eleição em 2012, contra o ex-governador Manoel Gomes de Barros, promentendo “quebrar as correntes do atraso”. Mas, assim como Kil de Freitas, seu antecessor e que é candidato a prefeito nas eleições deste ano, teve o mandato manchado pela justiça acusado de corrupção.

Os processos de Beto Baía seguem tramitando, já Kil de Freitas foi condenado pela Justiça por fraude na licitação da merenda escolar do município.  

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês