Wadson Regis

Renan chega na quinta para acalmar aliados e juntar adversários

Com o período das convenções chegando a tensão política, em algumas cidades no interior de Alagoas, começa a aparecer. A rede de boatos, com a ajuda de aplicativos como o whatsapp, tem contribuído para desconstruir pré-candidaturas em várias localidades. Há lugares onde a espera pela definição está no limite. Em outros, a junção de antigos adversários será, quem diria, o melhor caminho para salvar muitas candidaturas.

Com o desenho na eleição majoritária da Capital, onde o PMDB vai enfrentar um verdadeiro bombardeio para eleger Cícero Almeida, o senador Renan Calheiros decidiu entrar em campo para resolver o que estiver ao seu alcance. Mas não será fácil, por exemplo, juntar a família Beltrão com Ricardo Santa Rita e Rosinha Jatobá, em Jequiá da Praia, só para citar um exemplo.

Uma fonte no PMDB disse que Renan desembarca em Alagoas na quarta-feira, à noite, e na quinta começa sua missão de acalmar aliados e juntar adversários. Com o canhão ainda mais municiado nas mãos, a missão não será difícil para o presidente do Senado, mas muitos candidatos vão ter que se explicar com suas bases, pois gato e rato vão ter que caminhar juntos ou correr o risco de morrerem abraçados.

Anote aí, até o domingo, 17, muitas candidaturas serão confirmadas, com a chapa completa. Faz parte do acordo. O detalhe vai estar na fotografia, como em Marechal Deodoro, por exemplo, onde o prefeito Cristiano Matheus e Junior Dâmaso, ambos do PMDB, estão afinados. Com o aval de Renan, Marechal foi resolvido e no dia 15, o PMDB confirma seu candidato.

Só mais um detalhe: o PMDB terá candidato em 87, dos 102 municípios. Na dúvida, é pegar uma carona ou deixar o cavalo passar.

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês