Coisa 03: o desmonte da fake News

O vulgo “acordão” de Brasília
Só acreditou ou continua acreditando quem não tem a mínima noção do que está falando. É até simples de explicar, porém complicado para provar até o dia das convenções partidárias. No bastidor falam que Renan e JHC farão dobradinha para o Senado. Bom para o Plano Caldas que, em tese, manteria a vaga no Senado. Mas também falam que o acordão é para que JHC dispute o governo sem adversário competitivo, porque Renan quer o caminho mais livre para a reeleição ao Senado. Essas duas fake news estão empatadas.
Renan Filho está voltando para salvar o pai
Muito bem avaliado em Brasília e com o recall de mais de 90 prefeitos para trabalhar pelo seu retorno, Renan Filho afirma aos aliados que vem disputar o governo. É uma informação que desmonta a tese do acordão com JHC. A verdade sobre o retorno de Renan Filho está no acordo com seu grupo político. JHC disse a mim – e está publicado aqui há dois meses - que ele vai disputar o governo. Se vai e se Renan Filho também vai, mais uma vez não há acordão. E mais: se houver o clássico para governador, Alfredo Gaspar também confirma que disputará o Senado. Ou seja...
Marluce Caldas não tem a menor chance de ser ministra
A fake news do ano está na demorada escolha de Lula, por Marluce Caldas. A nova ministra do Superior Tribunal de Justiça tem o DNA único do irmão dela, João Caldas da Silva, que acampou por 7 meses em Brasília para que ela ficasse na lista tríplice. É real que João conversou com os Renans, Arthur e seus poderosos amigos do setor produtivo, com direito a café e almoço com Lula. Deixo uma pergunta: você acredita mesmo que Renan e Arthur Lira, por exemplo, fariam um acordão dando a João Caldas e JHC o prêmio com mais de um ano para a grande disputa? Se disse que si, procure um psiquiatra.
A fake news é como o sistema do poder: bruto e letal (mas não se sustenta).