Wadson Regis

O jogo é de... oportunidades

Nenhum ser político deste Estado tem, nem de perto, o DNA “político” dos Calheiros. Não é elogio, muito menos crítica, é confirmação do que deveria ser espelho para os demais, principalmente os que sonham chegar longe e se manter em evidência.

Nesta segunda-feira, às 11h, na sede da Prefeitura de Murici, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, assina a ordem de serviço das obras de duplicação da BR-104/AL, lote de Messias/Branquinha.

Observe o profissionalismo: a assinatura poderia ser em Messias, onde começam as obras; ou em Branquinha, onde finaliza este primeiro lote, mas será em casa (digo: Murici), onde ele foi prefeito reeleito e sua família está no comando desde 1996. Renan Filho está corretíssimo ao promover a solenidade em casa. Vai falar para Alagoas citando os feitos que promoveu em Murici e confirmar para os muricienses que os Calheiros continuam priorizando sua terra natal. É assim que se faz política, sem desperdiçar nenhuma oportunidade. Neste quesito, os Calheiros são nota 10.

O exemplo da assinatura em Murici me abre a oportunidade de destacar que o jogo eleitoral de 2026 tem a mesma simbologia: de ser um jogo de oportunidades, onde, para alguns “jogadores” vencer significa permanência, e perder, o game over.

Os azarões estão atiçados, mas esse jogo é para profissionais. 2026, para Alagoas, será a eleição das entregas. Os discursos e argumentos não terão chance, porque haverá nomes fortes e fortalecidos buscando a permanência e a subida de nível.

Você pode até não gostar, não votar, não simpatizar com o modelo político dos Calheiros, mas são os únicos seres vivos desta seara que seguem à risca a própria cartilha política. Com um adendo: Renan Filho é muito mais competitivo e de resultado de que o pai (o pai da estratégia).

Wadson Regis

Wadson Regis

Sobre

Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.

Arquivos

Selecione o mês