Esporte

Fluminense emplaca a segunda vitória seguida ao vencer o Palmeiras

Gilberto fez o gol da vitória - Mailson Santana/Fluminense

AL1

Uma vitória na base da superação. Com futebol solidário, o Fluminense confirmou sua ascensão no Campeonato Brasileiro, venceu o Palmeiras por 1 a 0 e chegou a três jogos de invencibilidade desde a paralisação da competição para a Copa do Mundo. Gilberto foi o herói da noite e fez o gol que recolocou o Tricolor na briga por uma vaga na Libertadores.

Na base da transpiração, Fluminense e Palmeiras fizeram um jogo franco no primeiro tempo — apesar dos raros momentos de inspiração. Sem os suspensos Sornoza, Richard, Léo e Dodi, o técnico Marcelo Oliveira apostou na velocidade de Marcos Junior e no oportunismo do artilheiro Pedro para buscar a vitória.

Mesmo pressionado e até certo ponto dominado, o Fluminense não deixou de buscar o gol. A recompensa veio aos 42 minutos. Marcos Junior cobrou falta da esquerda, Edu Dracena afastou mal e a bola sobrou no pé esquerdo de Gilberto. O lateral, que voltou ao time ontem, após lesão no tornozelo direito, bateu no canto de Weverton e abriu o placar.

Delírio da torcida, que ainda teve tempo de ironizar Gustavo Scarpa. Com pendências judiciais com o Fluminense, o meia foi muito vaiado e xingado pelos tricolores, que cantavam "Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão", samba eternizado na voz de Beth Carvalho.

Já o Palmeiras se impôs pela forte marcação — que o diga Felipe Melo, que recebeu cartão amarelo em apenas sete minutos de jogo, após falta em Ayrton Lucas. Mas o time paulista também foi à frente e criou boas chances de abrir o placar. Dudu, aos 4, e Moisés, aos 19, obrigaram o goleiro Júlio César a fazer dois dois milagres.
A vantagem deu mais tranquilidade ao Fluminense, que passou a ditar o ritmo na segunda etapa. Melhor postado na defesa, o time de Marcelo Oliveira dominou o Palmeiras e fez dos contra-ataques o caminho para tentar sacramentar a vitória. O time paulista lutou, mas parou na solidária marcação adversária.
Com o passar do tempo, o Fluminense, apesar das escassas chances de gol, passou a administrar a vantagem no placar. Se não chegou a empolgar a torcida, fez da consistente atuação defensiva a arma para somar mais três pontos no Campeonato Brasileiro e sacramentar a boa fase sob o comando de Marcelo Oliveira.