Esporte

CSA faz 4 x 0 e garante vaga à fase de grupos do Nordestão

Azulinos festejam grande partida e passagem à fase de grupos - (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

A fase de grupos da Copa do Nordeste 2018 ganhou seu 13º clube. O CSA venceu o Parnahyba, por 4 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e passou pela seletiva do torneio regional. A classificação foi construída com gols de Daniel Costa (duas vezes), Edinho e Daniel Angulo - no confronto de ida, no Piauí, o Azulão havia vencido por 1 a 0. A equipe alagoana participa no dia 6 de setembro do sorteio dos grupos da competição e enche ainda mais os confres: vai ganhar R$ 750 mil pela vaga. O Tubarão fica com R$ 250 mil.

A partida contou com um caso curioso: o técnico Nivaldo Lancuna, de 62 anos, levou uma trombada feia e teve que ir para a ambulância. Ele não acompanhou a derrota da equipe no segundo tempo.

Há outras três vagas para a Copa do Nordeste 2018. Nesta quarta, Globo FC e Flu de Feira definem mais uma. Na ida, empate em 1 a 1. Outros dois duelos não têm datas definidas pela CBF: Itabaiana-SE x Náutico e Cordino x Treze-PB.

Pressão que deu certo
A defesa de Naylson da batida de Edinho com menos de dois minutos de partida no Rei Pelé foi a deixa de um primeiro tempo dominado pela equipe de Ney da Matta. Ao todo, foram 12 finalizações e um volume muito superior ao Parnahyba, que teve ligação direta até Gênesis como único recurso. Mesmo em vantagem, o CSA apresentou comportamento ofensivo, girou a bola e encontrou alternativas para sair de uma retranca piauiense. Com meia hora de partida, o rival do Azulão havia chegado três vezes ao gol de Mota – a mais perigosa na cabeçada do zagueiro Renan, em cobrança de escanteio.

Aos 40 minutos, o CSA enfim marcou. Daniel Costa soltou um tijolo em cobrança de falta, o goleiro Naylson não definiu qual canto, e a torcida azulina fez festa. Menos de dois minutos, o placar ampliou. Na esquerda, Marcos Antônio passou por dois – de maneira fácil – e só rolou para Edinho, com gol vazio, fazer 2 a 0.

Fácil, fácil e mais fácil 
Depois de uma sequência de três escanteios, o Parnahyba ensaiou uma reação no Rei Pelé. Até que encontrou chances para finalizações. Teve duas, uma com Gênesis (que viu a bola ser tirada em cima da linha por Tales) e Fabinho. Ao partir para o ataque, o Tubarão abriu mais espaço para o adversário – e quase viu o placar ficar elástico: Daniel Angulo recebeu livre na frente e chutou rasteiro para defesa de Naylson. Aos 18, Marco Antônio girou e colocou por cobertura. Naylson, novamente, fez bela intervenção.

Com o 3 a 0 acumulado, Ney da Matta rodou o elenco. Didira entrou no lugar de Boquita. A equipe manteve no controle e trouxe a vaga do Nordestão com goleada: aos 40, Daniel cobrou pênalti e marcou o quarto. E a festa ficou completa com Angulo, aos 44, com 4 a 0.




Fonte: G1/al